As óticas da sua viatura estão a ficar amareladas e baças? Está na altura de polir os faróis. Por questões estéticas e de manutenção mas, sobretudo, para que não deixem de cumprir a sua missão: iluminar eficientemente e conforme o feixe de luz estipulado. Só assim o condutor tem a visão noturna adequada, com a segurança rodoviária assegurada. Para saber como polir os faróis do carro, siga os passos abaixo ou leve a sua viatura aos Serviços Rápidos ACP.
Porque se desgastam os faróis?
As óticas dos carros são construídas em plástico, mais concretamente, policarbonato. Com o passar do tempo, e com a exposição às variações climatéricas — sobretudo ao sol — os faróis começam a ficar baços, pondo em causa a sua eficácia e a visibilidade noturna.
Como polir os faróis do carro em casa, passo a passo
Além da limpeza geral, pode polir em casa ou procurar ajuda especializada. Polir os faróis da sua viatura é relativamente simples. Siga estes passos:
1. Lave os faróis
Comece por lavar os faróis com água morna, misturada com detergente não abrasivo. Deixe secar. Verifique de seguida os faróis, para saber como atuar. Se detetar infiltrações ou danos no plástico, consulte o ACP. Pode também ser necessário proceder à substituição de um farol.
2. Isole a área
Antes de começar a polir os faróis, isole a área envolvente com, por exemplo, fita de pintor (tal como quando se pinta uma casa). Desta forma, vai proteger a pintura do carro das lixas que vai utilizar no processo de polimento.
3. Passe lixa de água nos faróis
Para o fazer, é aconselhável a utilização de dois tipos de lixa de água: a P2000, mais suave; e outra mais abrasiva: P1000 ou P1500. Esta segunda lixa vai depender do estado da ótica, sendo a P1000 a mais abrasiva — quanto menor o número, mais abrasiva.
Humedeça as lixas e as óticas, e inicie com a lixa mais abrasiva, fazendo movimentos horizontais. Passada esta lixa, lave os faróis. Volte a repetir o processo, mas com uma lixa mais suave. Para o fazer, não necessita de aplicar muita força. Vá borrifando com água os faróis ao longo do processo, para não criar atrito. Este procedimento demora cerca de 5 minutos.
4. Aplique massa de polir
Os faróis ainda estão baços? Não se preocupe, é normal. Aplique massa de polir em cada farol.
5. Faça o polimento dos faróis
Aplique um produto renovador de faróis (Polish) — que pode encontrar na Loja ACP — e deixe atuar cerca de 5 minutos. Depois, com a ajuda de um pano de microfibras, comece por polir os faróis até que fiquem totalmente limpos.
Remova o produto aplicado com movimentos circulares. O farol deve apresentar-se brilhante e translúcido.
6. Aplique um protetor de raios UV
O sol é o fator climatérico que mais desgasta o material dos faróis. Previna-se através da aplicação de um protetor de raios UV para carros. Os faróis do seu automóvel vão ficar mais protegidos, evitando um novo polimento num curto espaço de tempo.
Faróis como novos
Por mais cuidado que tenha com o seu automóvel, as óticas estão sempre expostas à poluição, químicos ou condições climatéricas. Como resultado, ficam desgastadas, baças e amareladas. A verificação regular, além de evitar multas, garante a segurança e a visibilidade necessárias. Os Serviços Rápidos ACP efetuam o polimento dos faróis do seu carro com mecânicos certificados e descontos para sócios.
Descubra os muitos benefícios em se tornar sócio ACP
Todas as vantagens