Em dias de calor, o ar condicionado é a melhor solução contra as altas temperaturas. No entanto, também no inverno, este sistema revela a sua utilidade nas manhãs mais frias ou chuvosas, eliminando a condensação nos vidros. De verão ou de inverno, este botão mágico permite controlar a temperatura no interior do automóvel, assegurando o conforto dos ocupantes. No entanto, há um conjunto de cuidados a ter com este equipamento para tirar o máximo proveito desta tecnologia de forma segura.
Uma invenção transformadora
Em 1906, Willis Haviland Carrier registou a patente do ar condicionado, aparelho que apresentava quatro avanços tecnológicos relativamente à ventoinha (inventada em 1882): controlo da temperatura, humidade, circulação e limpeza do ar. No entanto, só em 1939 é que o ar condicionado chegou aos automóveis, com a sua inclusão num dos modelos de luxo do construtor norte-americano Packard.
Atualmente, o ar condicionado é um equipamento de série na maior parte dos automóveis. Quando utilizado corretamente transforma um ambiente fechado num local aprazível. Mas é importante não descuidar a sua manutenção. Não só para que funcione de modo eficaz, mas também para que seja um equipamento seguro para a saúde.
Cuidados com o filtro do ar condicionado
Com o passar do tempo e a utilização mais frequente, é normal que o filtro do habitáculo deteriore, fique sujo e deixe de funcionar corretamente. Nesta situação o mais habitual é o ar condicionado deixar de emitir frio ou, até, começar a sentir-se um cheiro desagradável no interior do carro. Isto pode ocorrer devido à acumulação de fungos, bactérias e ácaros no filtro do ar condicionado. Algo que evidencia que o filtro do ar condicionado deve ser trocado.
Um estudo realizado pela London Metropolitan University concluiu que existem bactérias potencialmente perigosas nos sistemas de ar condicionado de vários automóveis testados. Algumas das bactérias encontradas podem conduzir a uma série de infeções, como abcessos, septicemia, infeções de pele, peritonite ou mesmo meningite. Resta dizer que os veículos que foram objeto do teste tinham filtros que necessitavam de substituição. Por isso, não arrisque e certifique-se que o filtro do ar condicionado está em boas condições.
Repor o líquido refrigerante
Outra das consequências da utilização frequente do ar condicionado é a fuga de gás do sistema. Para percebermos porque ocorre olhemos para o modo como funciona o ar condicionado. Dentro do sistema, o gás é comprimido no compressor. É gerado calor nesta operação que é dissipado para o exterior. Ao ser comprimido, o gás transforma-se em líquido e chega a uma válvula de expansão. Nesta altura, o líquido é convertido em gás e faz a passagem do lado da alta pressão para a baixa pressão, reiniciando o ciclo. A certa altura pode haver uma fuga no sistema de tubagens ou evaporação de parte do gás. É, por isso, muito importante que os níveis do gás do ar condicionado sejam verificados a cada vinte mil quilómetros.
Dicas para uma boa utilização
Conhecemos as vantagens do ar condicionado, sobretudo nos dias de maior calor. Fique a conhecer as melhores práticas para obter o máximo rendimento deste equipamento:
Chega ao carro e quase que sente a “estufa” que está lá dentro. Resista à tentação de ligar imediatamente o ar condicionado. A melhor forma de refrigerar o habitáculo nesta situação é abrir as janelas e deixar que o ar circule. Arranque com os vidros abertos e verá que escassos minutos depois, o ambiente está mais fresco. Se necessário, então, feche as janelas e ligue o ar condicionado.
- Diferenças de temperatura
A fórmula de utilização do ar condicionado passa por garantir uma diferença de 5°C entre a temperatura exterior e a interior do carro. No entanto, num dia com 35°C à sombra é difícil cumprir esta norma. Nestes dias, manter a temperatura do carro nuns amenos 23°C parece ser aconselhável. No entanto, quinze minutos antes de chegar ao seu destino, aumente a temperatura ou desligue o ar condicionado para que o choque térmico seja menor ao sair do carro.
É desaconselhável, sobretudo em dias de muito calor, circular com o ar condicionado no máximo. Quando sair do carro o choque térmico pode conduzir a irritações nos olhos e nariz.
Mesmo em dias que não peçam a sua utilização, é importante ligar o ar condicionado mais ou menos uma vez por semana. Este hábito impedirá que as tubagens e compressor fiquem ressequidos.
Proceda à regular manutenção do seu sistema de ar condicionado
Como vimos, a falta de manutenção do sistema de ar condicionado pode deteriorar o equipamento e ser prejudicial à saúde. Por isso, antes de ir de férias, marque uma revisão ao sistema de ar condicionado do seu carro nas oficinas de Serviços Rápidos ACP. Como sócio ACP beneficia de garantia de qualidade do serviço, e desconto de 30% nas peças utilizadas. Aproveite e boa viagem.
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