São o ponto de contacto entre veículo e estrada. Por isso, a sua manutenção não deve ser descurada. Contudo, há uma dúvida que paira sempre no ar: há um prazo de validade dos pneus?
O que influencia a vida dos pneus?
A forma como conduz tem influência na vida útil dos pneus do carro. Mas não só. As diferentes temperaturas, o estado do veículo, a pressão e a carga que o automóvel transporta também influenciam o seu estado. Além destes, há outro fator: o piso. Bater num lancil, passar por um buraco ou lomba tem impacto e desgasta os pneus do automóvel.
Há data de validade dos pneus?
Esta é uma dúvida recorrente. A ACAP — Associação Automóvel de Portugal criou uma campanha com o intuito de esclarecer questões sobre a validade dos pneus dos carros. A resposta não é simples: não existe uma data de validade dos pneus, caso estes sejam devidamente armazenados e acondicionados, para que mantenham as características de origem. Contudo, existe um tempo limite para utilização dos pneus, a partir do momento da sua instalação.
Quando deve ser inspecionado o pneu?
Passados 5 anos após a montagem do pneu, este deve ser inspecionado anualmente por um especialista. Além disso, é aconselhado que passados 10 anos da data de fabrico, o pneu seja substituído, independentemente do seu estado.
Como interpretar a informação que vem nos pneus?
Já deve ter verificado que nos pneus do seu automóvel constam diversas informações. Não se trata da validade dos pneus, mas sim de informação sobre a data e local de fabrico. A primeira é composta pelos últimos quatro números do DOT (Departamento de Transportes dos Estados Unidos da América). Os dois primeiros dígitos referem-se à semana de produção e os dois últimos ao ano. Trata-se de uma obrigação do regulamento UNECE nº 30.
A que sinais dos pneus deve estar atento?
É importante prestar atenção ao estado dos pneus do automóvel. Verifique se há cortes, danos ou se estão gretados, independentemente da idade dos mesmos. Tenha ainda em consideração que os pneus devem, legalmente e para sua segurança, apresentar uma profundidade mínima de 1,6 mm.
E se o pneu furar?
Mude-o sempre em segurança. Lembre-se que nem todos os automóveis possuem um pneu suplemente. Nestes casos, use o kit de reparação de furos, mas leia as instruções antes de o usar. A solução mais fácil é contar com um parceiro ideal como o Automóvel Club de Portugal, e ter apoio 24h, em qualquer lugar porque, além de proteger o carro de avarias, está ainda a protegido contra furos ou rebentamento de pneus. E se for possível, o ACP resolve-lhe o problema no local.
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