7 cuidados a ter ao praticar exercício físico

Obtenha os benefícios, mas evite os exageros

Consulte o médico antes de iniciar a prática de exercício, de forma a garantir todas as condições de saúde necessárias.

A prática de exercício físico é importante em todas as idades, mas é ainda mais importante quando se chega a uma idade mais avançada.

Independentemente da idade, a atividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a saúde e o bem-estar.

Tanto que, de acordo com a Direção Geral de Saúde, a “atividade física adequada e o desporto para todos constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável, a par de alimentação saudável, vida sem tabaco e o evitar de outras substâncias perniciosas para a saúde. A evidência científica e a experiência disponível mostram que a prática regular de atividade física regular e o desporto beneficiam, quer fisicamente, quer socialmente, quer mentalmente, toda a população, homens ou mulheres, de todas as idades, incluindo pessoas com incapacidades”.

7 cuidados principais na prática de exercícios físicos

Na prática de exercício físico e, em particular nos mais velhos, devem ter-se alguns cuidados fundamentais:

  1. Consulte o médico antes de iniciar a prática de exercício, de forma a garantir todas as condições de saúde necessárias.
  2. Faça exercícios de aquecimento e alongamento no início e no final de cada sessão, para não desgastar articulações nem prender os músculos
  3. Exercite-se ao ritmo apropriado, sem pressas, para não esforçar demasiado a caixa toráxica e o sistema cardiovascular.
  4. Não descure a segurança: utilize o calçado adequado (anti-derrapante e com espaço suficiente), proteções (mãos e joelhos) e toalhas (para evitar contacto com as secreções corporais de outros).
  5. Mantenha-se hidratado durante toda a atividade física, mesmo que tenha que parar durante a sessão.
  6. Pratique exercício físico ao ar livre, sempre que possível, evitando diferenças de temperatura.
  7. Se sentir tonturas, falta de ar ou náuseas, articulações inchadas ou vermelhas e se estiver doente ou com uma lesão, pare imediatamente os exercícios e consulte um médico.

Cuidados específicos para os mais velhos

À medida que a idade avança são necessários mais cuidados com a saúde e o bem-estar. Nesta fase da vida, a prática de exercício físico é uma ajuda fundamental para se manter saudável e ativo. Ao fazê-lo estará a reduzir o risco de várias doenças - cardiovasculares, cancerígenas e diabetes tipo 2. Ou seja, é fulcral a prática de exercício físico regular e sem exageros em idades mais avançadas.

Ainda de acordo com a Direção Geral de Saúde, “o exercício físico é importante para as pessoas idosas saudáveis, aumentando e mantendo a sua qualidade de vida e independência. A atividade física melhora a força, o equilíbrio, a coordenação, a flexibilidade, a resistência, a saúde mental, o controlo motor e a função cognitiva. Ajuda também a prevenir as quedas (a maior causa de incapacidade entre a população idosa). Caminhadas e sessões organizadas de exercício físico, adequadas a cada idoso, permitem o convívio social, reduzindo sentimentos de solidão ou de exclusão social”.

Esta prática permite que a pessoa idosa se mantenha saudável fisicamente e, sobretudo mentalmente, contribuindo ativamente para a redução até 50% do risco de doenças degenerativas, de acordo com dados da Fundação para a Prevenção e Investigação de Alzheimer, dos Estados Unidos da América.

Assim, se seguir todos estes cuidados e tiver sempre em atenção a sua segurança, a prática de exercício físico regular, durante pelo menos 30 minutos e três vezes por semana, estará a contribuir para evitar doenças cardiovasculares e do foro da diabetes.

Faça parte da cada vez maior percentagem

de pessoas ativas e saudáveis!

Apoio Domiciliário ACP      

 Toda a ajuda quando mais precisa 

  Atividade física, saúde, alimentação, higiene e acompanhamento no lar.       


Assistentes familiares

Técnicos de saúde
Assistentes domésticos
 

SAIBA MAIS

scroll up