Como preparar o carro para o inverno

Conduza descansado com 7 simples conselhos de mecânica

Chegou a chuva, o vento, o frio, o nevoeiro, a menor visibilidade e a necessidade de cuidados redobrados, quer ao volante, quer com o seu veículo. Assim, para que a sua atenção esteja apenas concentrada na condução, deixamos-lhe alguns conselhos para que o seu carro esteja sempre em perfeitas condições e preparado para as condições adversas da época mais fria.

7 conselhos para preparar o carro para o inverno 

Luzes

1. Luzes

Com dias mais curtos e a consequente menor visibilidade agravada pelas condições atmosféricas, torna-se fundamental a boa iluminação da estrada e a informação de presença para os outros condutores.

O que fazer: verifique o funcionamento de todas as lâmpadas e a sua intensidade (as lâmpadas substituem-se sempre aos pares, de modo a evitar intensidades diferentes). Tenha ainda atenção aos refletores e aos plásticos dos faróis, que devem estar limpos por fora e por dentro, sem oxidação ou baços. Lembre-se: a falta de luzes pode incorrer incorrer em multa. Saiba mais.

Escovas

2. Escovas

As escovas devem ser substituídas sempre que começarem a apresentar menor capacidade de limpeza o que, por norma, significa uma mudança anual. As estações mais frias do ano exigem mais deste componente, tanto na frequência de utilização, como na eficácia da limpeza. Lembre-se que a má visibilidade coloca em risco a sua segurança, a de quem viaja consigo e a dos restantes condutores e peões.

O que fazer: substitua as escovas antes de cada outono-inverno. Saiba mais.

Vidros

3. Vidros

O ar condicionado não é apenas indicado para o verão. Este sistema é a melhor solução contra o embaciamento dos vidros do seu carro. Utilize-o também no inverno.

O que fazer: para maior eficácia, proceda à limpeza regular dos vidros com um produto de limpa vidros concebido especialmente para a utilização no automóvel. Para um efeito mais preventivo, especialmente em regiões mais húmidas, pode utilizar ainda produtos específicos anti-embaciamento e produtos hidrofóbicos.

Borrachas

4. Borrachas

Além da visibilidade, o conforto no interior do carro também depende decuidados simples, mas importantes. A condução sob chuva intensa pode pôr à prova o estado das borrachas vedantes de portas, janelas, motor e bagageira. Se não estiverem em condições, arrisca-se a ter água no interior do carro e a reparações dispendiosas. É de notar que, com o tempo, a borracha vai perdendo as suas características ficando mais seca, com cortes e com tendência a quebrar.

O que fazer: faça uma inspeção geral ao carro e verifique o seu estado. Se necessário, compre um produto de hidratação para borrachas, de modo a prolongar a sua vida.

Pneus

5. Pneus

A pressão correta é imprescindível para que o pneu desempenhe perfeitamente a sua função de aderência, contribuindo para a poupança de combustível, redução de ruído e maior longevidade. Os valores são indicados pelo fabricante do veículo na porta do condutor ou na tampa do depósito do combustível.

O que fazer: verifique a pressão uma vez por mês e aproveite para controlar o estado do pneu (rasgões, bolhas…) bem como a profundidade do rasto, que deve ser sempre superior a 1,6 mm. Conheça todos os cuidados a ter com os pneus.

Travões

6. Travões

A chuva implica piso escorregadio e diminui a aderência, o que provoca um aumento das distâncias de travagem e eventuais travagens mais perigosas. Por isso, é importante que o conjunto das pastilhas e dos discos, assim como o circuito de travagem estejam em perfeitas condições de funcionamento. Conheça 6 sinais de alerta. Pastilhas e discos novos oferecem mais segurança e melhor capacidade para enfrentar qualquer imprevisto.

O que fazer: verifique todos os componentes numa oficina, nomeadamente o circuito e a bomba de travagem.

Amortececedores

7. Amortecedores

No inverno aumenta a degradação das estradas, com um maior número de buracos provocados pela chuva. Além dos pneus e das jantes, os amortecedores são um dos componentes mecânicos que podem ficar mais afetados. Não se esqueça que os amortecedores em mau estado significam também alterações nas distâncias de travagem, com efeitos perigosos na segurança.

O que fazer: esteja atento ao saltitar das rodas, sinal de que o desgaste já comprometeu a força do amortecimento. A observação visual ajudará também a detetar eventuais fugas de óleo ou danos mecânicos. Peça conselhos e verificação numa oficina.

A prevenção é o melhor remédio

O ACP presta um conjunto de serviços rápidos de manutenção automóvel, com mecânicos credenciados e peças originais selecionadas que incluem desconto até 10% para sócios. Marque uma inspeção rápida e enfrente o inverno descansado.

Conheça melhor os serviços rápidos de oficina ACP, disponíveis em Lisboa e Porto.
Saiba mais

scroll up