Quando o calor aperta, as viagens de automóvel podem tornar-se desagradáveis sem ar condicionado. Por isso, surge frequentemente a dúvida: circular com o ar condicionado ligado consome, efetivamente, mais combustível? A resposta é taxativa: sim, gasta. Mas o valor do gasto depende da tecnologia utilizada no sistema de ar condicionado.
Porque é que circular com o ar condicionado ligado consome mais combustível ?
Quando o ar condicionado de um automóvel está ligado é ativado um compressor que exige energia adicional ao motor. Como consequência, este vai precisar de mais combustível para desempenhar de forma correta a sua função. Nos automóveis com motorizações menos potentes, além do aumento do consumo de combustível, pode ainda notar-se uma ligeira perda de potência do motor. Os gastos com o combustível vão depender do tipo de sistema do ar condicionado:
- Sistema de gestão digital
É desenvolvido para otimizar a refrigeração e ter um consumo mais prudente.
- Sistema de gestão analógico
Como não contém um software, este tipo de sistema de ar condicionado é mais dispendioso.
Além do sistema, existem outras condicionantes que contribuem para o aumento do consumo de combustível quando o ar condicionado está ligado, como por exemplo a forma como é utilizado e o tipo de condução — em autoestrada, o gasto é inferior ao do ambiente de cidade.
Janelas abertas ou ar condicionado: qual a melhor opção?
Circular com as janelas do carro abertas tem um impacto crescente no gasto de combustível, à medida que a velocidade aumenta. Tal acontece porque há um aumento da pressão do vento na aerodinâmica do carro havendo, também, um aumento de entrada do ar no interior do automóvel. Desta forma, a viatura tende a ficar mais lenta, exigindo que o motor trabalhe mais para manter a velocidade. Consequência: é injetado mais combustível.
Ainda assim, em condições normais de condução, viajar com o ar condicionado ligado é sempre mais dispendioso do que circular com as janelas abertas. Mas importa refletir sobre o conforto de circular com as janelas abertas a velocidades elevadas. É assim tão confortável? Além disso, não se esqueça que viajar com os vidros abertos afeta a aerodinâmica da viatura havendo sempre um aumento do consumo de combustível.
Assim, caso circule a velocidades superiores a 80 km/h, a solução mais indicada é a utilização do ar condicionado, sobretudo se tiver um sistema de gestão digital. Ainda que possa ter um consumo de combustível maior, a qualidade do ar no interior do veículo é melhor, proporcionando maior conforto ao condutor e passageiros. Por outro lado, se circular a uma velocidade inferior a 80 km/h, viajar com as janelas abertas pode ser a melhor solução (caso a temperatura exterior não seja demasiado elevada), permitindo uma temperatura interior agradável e um gasto menor de combustível.
Porque deve optar por ligar o AC?
Como vimos, a utilização do ar condicionado pode ser muito vantajosa. Sobretudo quando falamos de conforto e segurança, visto que:
- Garante maior qualidade do ar interior, evitando a entrada de impurezas.
- Permite o controlo da temperatura no interior do habitáculo.
- Permite obter as condições propícias a uma condução mais concentrada e segura, evitando a sonolência e fadiga.
- Reduz a probabilidade de odores desagradáveis.
- Contribui para uma melhor visibilidade, ao desembaciar de forma eficaz os vidros (durante o inverno).
Como poupar com o ar condicionado
Existem sempre custos inerentes à utilização do ar condicionado, mas estes podem ser reduzidos, se fizer uma boa utilização do AC:
- Utilize o ar condicionado de forma moderada e consciente
Ligue o ar condicionado apenas quando necessário, evitando utilizá-lo como ventilador do veículo.
Caso ligue o ar condicionado, mantenha os vidros fechados. Mas lembre-se: em ambiente urbano, sempre que a temperatura exterior o permita, se abrir um pouco as janelas, o ar vai circular e não vai necessitar de ligar o AC.
- Ligue o comando de recirculação do ar
Desta forma, reparte o ar fresco pelo interior do habitáculo mais rapidamente, gastando menos energia.
- Não ligue o AC de imediato
Em dias muito quentes, depois de ligar o automóvel, permita que o ar circule pelas portas ou janelas durante alguns minutos, antes de ligar o AC. Ao fazê-lo, está a permitir que o ar quente seja libertado.
Sabia que a limpeza das condutas do ar condicionado deve ser efetuada a cada 2 anos, assim como a substituição do filtro do habitáculo? A falta de manutenção do sistema de ar condicionado pode deteriorar o equipamento e ser prejudicial à saúde dos passageiros.
Os Serviços Rápidos ACP estão sempre prontos para o ajudar
Aproveite para fazer uma revisão ao sistema de ar condicionado do seu carro e garanta o melhor funcionamento possível do sistema. Nas oficinas de Serviços Rápidos ACP, os sócios beneficiam sempre de garantia de qualidade do serviço e descontos nas peças utilizadas.
Marque uma inspeção ao AC