A experiência de ficar com o carro avariado é, infelizmente, frequente. Alguns esperam pelo reboque, outros são obrigados a pôr em prática os seus conhecimentos.
E a segurança? Quais os passos imediatos a tomar? Saiba como proceder nas situações mais comuns.
Primeiro, o essencial: 5 regras básicas de segurança
A paragem e o estacionamento na berma são permitidos, desde que se tomem as devidas precauções (artigo 48º do Código da Estrada). Em caso de imobilização por avaria, a lei impõe o uso de luzes de perigo ou emergência (os quatro piscas), sinal de pré-sinalização de perigo (o triângulo) e do colete refletor sempre que o veículo fique imobilizado na faixa de rodagem ou na berma. Mas para além destes gestos obrigatórios, há 5 regras básicas de segurança que deve cumprir:
- Pare sempre em locais e em condições de segurança, para si e para os passageiros.
- Saia sempre que possível do lado direito do veículo, bem como os passageiros, e não fique em caso algum do lado esquerdo do veículo.
- Mantenha os animais no interior do carro – deixe as janelas entreabertas e água disponível.
- Ligue as luzes de emergência e, por precaução, ligue também os mínimos de modo a ser bem visto.
- Informe os serviços de assistência, sempre que haja crianças, idosos, grávidas ou pessoas com necessidades especiais, de modo a ser estabelecida a devida prioridade na assistência.
E o que fazer, especificamente, em contextos diferentes?
Avaria em autoestradas ou vias rápidas
Parar ou estacionar o carro numa autoestrada é proibido. No entanto, quando ocorre uma avaria ou acidente é necessário proceder com a máxima segurança:
- Afaste o veículo da faixa de rodagem – dirija-se para a berma e ligue as luzes de perigo (os quatro piscas). Ficar em plena via é perigoso para todos.
- Chame a assistência – utilize os telefones de emergência ou o seu telemóvel. O sistema de chamada de emergência atualmente presente em alguns modelos de carros e motos também poderá ser acionado.
- Sinalize o veículo - a imobilização numa autoestrada representa um perigo potencial. Vista o colete refletor no interior do carro e coloque em seguida o triângulo a uma distância não inferior a 30 metros da retaguarda do veículo e visível a, pelo menos, 100 metros de distância.
- Mantenha os passageiros no veículo com os cintos colocados - se por razões de segurança não for possível, encaminhe-os para uma zona distante da berma, para lá dos separadores. Muitos acidentes em autoestradas resultam de embates em veículos avariados ou imobilizados. Portanto, a presença de passageiros (e a sua) na berma deverá ser evitada.
- Ao regressar à faixa de rodagem, acompanhe a velocidade dos outros veículos - muitos acidentes provocados por veículos avariados dão-se no momento em que, após ultrapassado o problema que motivou a paragem, o condutor retoma a circulação. Ganhe velocidade semelhante à dos restantes veículos ao reentrar na via.
O que não deve fazer: não acene a outros veículos para pedir auxílio, não abandone o carro sem garantir condições de segurança e não fique ao lado da viatura.
Avaria numa estrada secundária
- Procure uma zona tranquila ou estacionamento – pare sempre em segurança.
- Se estiver numa zona movimentada - encoste o mais à direita possível e ligue as luzes de emergência.
- Se não conseguir resolver a avaria chame a assistência - aguarde dentro do carro, desde que seja seguro fazê-lo.
- Não se esqueça – ligue as luzes de emergência, coloque o colete refletor e assinale a zona com o triângulo.
- Mantenha crianças e animais em segurança – especialmente se iniciar reparações.
- Pense sempre na segurança – sua, dos passageiros e dos restantes condutores e peões.
Avaria num túnel
- Desligue o motor - evite a emissão de fumos tóxicos.
- Cumpra o essencial – ligue as luzes de emergência, coloque o colete refletor e assinale a zona com o triângulo.
- Se a avaria não permitir prosseguir viagem - os passageiros devem sair do carro e dirigir-se para o refúgio ou saída de emergência mais próximos.
- Em caso de fogo no túnel - encoste o carro o mais à direita possível e desimpeça as vias para os veículos de emergência.
- Prepare-se para seguir o mais rapidamente possível no sentido oposto ao incêndio - até chegar esse momento, desligue o motor.
Por fim, seja previdente
Prepare-se para futuras avarias - traga consigo luvas, lanterna, extintor, kit de primeiros socorros e impermeável.
Mantenha o seu veículo em forma - faça as revisões programadas, preste atenção aos avisos no painel de instrumentos e verifique regularmente o óleo, líquido refrigerante e pneus.
Proteja-se de futuros problemas através da Assistência em Viagem ACP com Proteção de Avaria - se o seu carro ou moto avariarem e a reparação no local não for possível, o ACP transporta o seu veículo para uma oficina à sua escolha, com mão de obra paga. Paga apenas o custo das peças. Consulte as condições da Proteção de Avaria.
Obtenha mais informações