O excesso de velocidade é a primeira causa dos acidentes de viação em Portugal. Lembre-se que sempre que duplica a velocidade praticada, quadruplica a distância exigida para efetuar uma travagem e aumenta a exigência do tempo de reação.
Além disso, acima de um certo limite de velocidade, existem diversos elementos negativos que deve ter em conta:
- Aumenta a fadiga do condutor;
- Aumenta o consumo de combustível;
- Aumenta o desgaste de pneus, travões e orgãos mecânicos;
- Aumentam os níveis de poluição emitidos;
- Acima dos limites máximos definidos incorre em infrações, multas ou outras sanções acessórias. Saiba mais.
Consulte a tabela dos limites máximos de velocidade que constam do artigo 27º do Código da Estrada:
O ACP disponibiliza um curso de atualização de código de curta duração para que possa refrescar os seus conhecimentos. Assim, além de saber as alterações mais recentes, fica ainda a par de informação de segurança rodoviária que evita coimas por desconhecimento das regras atuais.
Saiba mais
Sabia que...
- Na maioria dos países europeus, o regime de velocidade era livre na totalidade ou em parte significativa das redes rodoviárias, sem quaisquer restrições até à década de 30 do século XX. Só a partir de 1970 é que se tornou comum a existência de limites de velocidade permanentes na maioria das redes europeias.
- A velocidade apresentada como máxima corresponde sempre ao valor máximo absoluto, o que significa que nem sempre é seguro conduzir a essa velocidade em todas as condições. Conduza, por isso, sempre até esse valor (ou menos) e nunca acima do mesmo.
- O Reino Unido e os Estados Unidos da América são dos poucos países onde os limites são estabelecidos em milhas (mph). Apenas cerca de 9% dos países utilizam esta medida. A maior parte dos países utilizam como limites de velocidade a medida quilométrica (km/h).
- O exemplo alemão é apresentado como um caso livre de limites nas autoestradas. No entanto, apesar de em boa parte ser verdade, existem exceções. Alguns troços possuem limites (permanentes ou dinâmicos) entre os 80 e os 130 km/h e, nos últimos anos, muitas propostas têm sido apresentadas com vista à definição de um valor limite máximo geral.
- Aquela que é considerada a primeira multa de trânsito, ocorrida em 1896, tratou-se de uma multa por excesso de velocidade.