Prevenção de doenças crónicas

Exames médicos e cuidados essenciais

Estima-se que 60% das mortes prematuras (antes dos 70 anos) sejam provocadas pelas principais doenças crónicas não transmissíveis atuais, como as do tipo cardiovascular, oncológico e respiratório. Segundo a Direção Geral da Saúde (DGS), contribuem também como fatores de risco os comportamentos e estilos de vida não saudáveis, como o tabagismo, sedentarismo e maus hábitos alimentares.

Felizmente, muitas destas doenças têm tratamento, através de exames e cuidados preventivos que potenciam a cura.

Proteja a sua saúde. Todos os sócios ACP beneficiam do Plano ACP Saúde, totalmente gratuito e com a garantia de acesso a exames médicos a preços convencionados e reduzidos.

Quais os exames médicos e cuidados recomendados na prevenção das principais doenças crónicas?

Doenças cérebro-cardiovasculares

Apesar dos fatores hereditários e história familiar serem impossíveis de alterar, uma parte significativa dos fatores de risco associados às doenças do coração e aparelho circulatório podem ser controlados através de alguns rastreios fundamentais:

  • Análises clínicas e exames médicos essenciais:
    • Vigie regularmente a tensão arterial e controle a hipertensão arterial
    • Vigie e reduza os níveis de colesterol
    • Controle a glicemia (diabetes)
  • Tenha atenção aos comportamentos de risco como o tabagismo, uma vida sedentária, obesidade ou a ausência de uma dieta saudável e equilibrada.

Doenças oncológicas

Segundo as recomendações da DGS, baseadas em recomendações europeias, os rastreios oncológicos devem seguir as seguintes regras:

  • Rastreio do cancro do colo útero - exame de citologia cervical nas mulheres com idade de início não antes dos 20 e não depois dos 30 anos e até aos 60 anos.
  • Rastreio do cancro da mama - mamografia cada 2 anos nas mulheres dos 50 aos 69 anos
  • Rastreio do cancro colo-rectal - exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes em homens e mulheres dos 50 aos 74 anos

Doenças respiratórias

No diagnóstico e exames médicos das doenças respiratórias crónicas é aplicada uma investigação gradual.

  • 1º passo - Questionário simples, de avaliação clínica.
  • 2ª passo - Medição da função pulmonar através do exame de Espirometria, por forma a obter-se uma melhor avaliação diagnóstica e gravidade da doença. O correto diagnóstico é fundamental, porque o tratamento da asma e da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é diferente.
  • 3º passo - Exames completos da função pulmonar, oximetria e testes alergológicos. Estes testes permitem aperfeiçoar o diagnóstico, a gravidade da doença e a compreensão dos fatores de risco, bem como o acompanhamento da progressão do paciente.

Lembre-se que o adequado diagnóstico, assim como a escolha das análises clínicas, exames médicos e terapêutica respetiva deverão ser sempre efetuados, de acordo com o parecer do seu médico.

Os sócios ACP têm ao seu dispor várias opções de proteção na saúde, como o Plano ACP Saúde – incluído na quota e, por isso, gratuito para todos – com uma vasta rede de prestadores em todo o país, incluindo exames e consultas a preços reduzidos.

A proteção ideal em todos os momentos

Seguir à risca estas e outras recomendações pode ajudar a prevenir doenças. Ao ser sócio do ACP passa a dispor de um plano de saúde gratuito que permite o acesso a uma vasta rede de especialistas em todo o país, com exames e consultas a preços reduzidos, incluindo médico em casa por 10€/consulta.

CONHEÇA O PLANO ACP SAÚDE

Fontes:

Declaração para uma vida melhor - Abordagem das doenças crónicas através da prevenção, 2011
A Saúde dos Portugueses, DGS, 2014
Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares, DGS
Programa Nacional para as Doenças Oncológicas, DGS, 2014
Vigilância global, prevenção e controlo das doenças respiratórias crónicas, DGS/OMS, 2008

O conteúdo deste artigo tem caráter informativo e não dispensa a consulta do seu médico.
scroll up