Segundo o Serviço Nacional de Saúde (SNS), na campanha de vacinação que se iniciou em setembro, "as farmácias comunitárias vão poder administrar a vacina de COVID-19 em simultâneo com a da gripe", de modo a "agilizar o processo de vacinação, promovendo ganhos em saúde, e um maior conforto e proximidade para os utentes."
"Apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado o fim da pandemia COVID-19, no dia 5 de maio de 2023, o European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) mantém a indicação para a vacinação sazonal contra a COVID-19, com vacinas adaptadas às estirpes do vírus SARS-CoV-2 em circulação."
Saiba exatamente quem deve tomar a vacina da gripe e porque deve, em caso de dúvida, visitar o seu médico assistente. Se for sócio ACP, o Plano ACP Saúde já está incluído na sua quota, com consultas a preços reduzidos numa rede de 18 mil prestadores de serviços de saúde em todo o país.
Por isso, proteja-se contra a gripe sazonal, visite o seu médico e, se for caso disso, vacine-se.
Gripe sazonal
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 3 a 5 milhões de pessoas sofrem de gripe e até 650.000 pessoas morrem da doença por ano. Cerca de 70-000 dessas mortes ocorrem na Europa. A gripe denomina-se sazonal porque ocorre, normalmente, entre os meses de novembro e março, com especial incidência entre dezembro e fevereiro.
A gripe é uma doença transmissível que pode ser prevenida ou atenuada através da vacinação. Assim, a vacina é recomendada para determinados grupos populacionais, em maior risco de sofrerem complicações, e administrada anualmente.
Se tem dúvidas sobre a toma da vacina, verifique abaixo se está incluido nos grupos de risco. Mesmo que não esteja abrangido, o mais aconselhável é marcar uma consulta junto do seu médico assistente da rede médica ACP.
Grupos prioritários
O SNS recomenda a administração da vacina da gripe aos grupos prioritários, entre os quais:
- pessoas com 60 anos ou mais
- residentes ou internados por períodos prolongados em instituições prestadoras de cuidados de saúde, como por exemplo hospitais, desde que com idade superior a 6 meses
- grávidas
- pessoas com mais de 6 meses de idade (incluindo mulheres a amamentar) e que apresentem doenças crónicas ou imunitárias
- crianças cuja idade não permita a vacinação e que tenham risco elevado de complicações
- profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados
- bombeiros
- profissionais de infantários, creches e equiparados
- residentes em instituições, incluindo lares de idosos, lares de apoio, lares residenciais e centros de acolhimento temporário
- utentes de serviço de apoio domiciliário
- doentes na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)
- pessoas ou doentes apoiados no domicílio pelos serviços de apoio domiciliário
É recomendada ainda a vacinação a pessoas entre os 60 e os 64 anos.
Convocatória para a vacina da gripe
O agendamento e convocatória para a vacinação gratuita é efetuado através de:
- envio de SMS automático, de forma centralizada, via 2424
- agendamento local, pelas unidades de saúde, por contacto telefónico ou através de SMS via 2424
- carta, pelas unidades de saúde
Quem deve administrar a vacina?
A administração da vacina da gripe deve ser efetuada por um profissional certificado. Os sócios ACP beneficiam de enfermeiro em casa, todos os dias e a qualquer hora, por 5€, excluindo o ato de enfermagem.
Onde está disponível a vacina?
Os sócios com idade inferior a 60 anos podem reservar a vacina com desconto até 15% nas farmácias com parceria ACP.
Exemplos de farmácias com preços protocolados:
Lisboa
Farmácia Sete Rios, com desconto de 10%
Porto
Farmácias do Grupo Sá da Bandeira Avenida e Avenida Mais, com desconto de 10%
Plano ACP Saúde. É fácil proteger-se contra a gripe.
O plano de saúde gratuito do ACP dá-lhe toda a proteção que a sua saúde e a da sua família precisam para enfrentarem o inverno. Com os devidos cuidados preventivos pode defender-se mais facilmente contra a gripe sazonal. Mesmo não fazendo parte dos grupos de risco, é importante marcar uma consulta através da rede médica do Plano ACP Saúde, de modo a garantir mais defesas durante o inverno.
PROTEJA A SUA SAÚDE