A Federação Portuguesa de Golfe

Orgão máximo do golfe em Portugal

A Federação Portuguesa de Golfe é o organismo que tutela o desporto em Portugal, promovendo a prática da modalidade e a competição, tanto ao nível profissional como amador.

Tem a missão de promover e organizar Torneios, escolher as Selecções Nacionais dentro das várias categorias, fiscalizar os Clubes, definir as Regras e gerir os Federados e os seus Handicaps.

Muitos dos Campos por todo o país só aceitam jogadores federados e para poder participar em Torneios amadores os jogadores têm de estar devidamente federados e possuir um Handicap válido. Os Clubes de Filiação tratam de todos os passos necessários à inscrição dos jogadores na Federação e à gestão dos respectivos handicaps através dos sistemas informáticos disponibilizados a todos os clubes e campos.

A quota da Federação Portuguesa de Golfe é anual e deve ser liquidada até 31 de Março de cada ano, sofrendo um acréscimo de 10% se o prazo for ultrapassado.

Sempre que um jogador fizer um EDS, este será enviado do Home Course para o Clube de Filiação do jogador, ou quando participar num Torneio, será automaticamente inserido no sistema, actualizando o handicap do jogador logo que o seu Clube de Filiação assumir esse resultado informaticamente.

A Federação criou um sistema informático de Gestão de Handicap (Datagolf) que não permite que sejam introduzidos resultados que não sigam as regras definidas. Por exemplo, um EDS feito num campo que não seja o Home Course é automaticamente rejeitado pelo computador, ou se não for o primeiro do mês.

Saiba mais sobre a FPG