China está a acelerar os carros autónomos

| Revista ACP

Programa chinês para o desenvolvimento dos automóveis sem condutor arranca com 9 marcas a fazer testes na via pública.   

autonomous-driving

A China autorizou um primeiro grupo de nove fabricantes de automóveis a realizar testes de veículos com tecnologias avançadas de condução autónoma em estradas públicas, no âmbito de um plano para acelerar a adoção de automóveis autónomos.

Os testes das chamadas tecnologias de condução autónoma de nível três serão realizados por fabricantes de automóveis, incluindo BYD e Nio, bem como os principais fabricantes estatais, como Changan Automobile, GAC e SAIC, de acordo com um comunicado publicado pelo Ministério da Indústria. Os operadores de frotas, como as empresas de TVDE, também estarão envolvidos nos testes.

A indústria automóvel definiu cinco níveis de condução autónoma, que vão desde as características de assistência ao condutor, como o controlo da velocidade de cruzeiro, no nível um, até aos automóveis totalmente autónomos, no nível cinco.

A China publicou as directrizes do programa nacional em novembro passado para começar a aceitar candidaturas de empresas que pretendam lançar veículos de condução totalmente autónoma para adoção em massa.

De acordo com o plano, os condutores dos veículos de teste podem tirar as mãos dos volantes, cabendo aos fabricantes de automóveis e aos operadores de frotas a responsabilidade pela segurança.

O ministério afirmou que o ensaio abre caminho para a comercialização de tecnologias de condução autónoma mais avançadas, sem entrar em pormenores. Os executivos dos fabricantes de automóveis afirmaram que se trata de um passo mais próximo para permitir que os veículos de nível três sejam vendidos e utilizados por compradores individuais e operadores de frotas.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Pelo menos 10 fabricantes de automóveis e fornecedores, incluindo a Huawei e a Xpeng têm vindo a oferecer capacidades de condução autónoma de nível dois na China, que ainda requerem um condutor atento com as mãos no volante.

A Tesla está também a preparar-se para entregar o seu software “Full Self-Driving” (FSD) aos utilizadores chineses durante este ano, segundo a Reuters. O FSD é também um sistema de nível dois, mas o CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que estão próximos mais veículos totalmente autónomos.

scroll up