Conduzir um motociclo (parte 1): antecipar e olhar

Conceitos fundamentais para o máximo de segurança

Na primeira parte do conjunto de quatro artigos sobre os conceitos essenciais para a condução segura de um motociclo, abordamos dois temas muito importantes e intimamente ligados: a antecipação e o olhar.

A antecipação prepara e ajuda o olhar. Por sua vez, o olhar utiliza a antecipação para fornecer informações ao cérebro que ajudam a identificar a “linha” correta no percurso. De forma rápida e simples, baseia-se tudo na concentração mental e na disciplina.

A importância da antecipação

Ao antecipar o caminho à frente, o motociclista vai conseguir identificar e (muitas vezes) prever eventuais surpresas ou situações inesperadas que podem ter consequências perigosas.

O efeito que todos os motociclistas e condutores em geral já sentiram ao conduzir – uma espécie de hipnose que se fixa em pontos na estrada - pode efetivamente distrair e retirar a atenção sobre o que realmente interessa: antecipar a estrada e ver o mais longe possível.

Por isso, deve tentar ver o mais à frente possível e evitar a todo o custo fixar o olhar num elemento ou objeto imediatamente à frente. Este método também fará com que a velocidade pareça mais reduzida, dando-lhe mais tempo para decidir e controlar a sua condução.

Em resumo:

  • deixe uma distância razoável para o veículo que segue imediatamente à frente. 
  • Mantenha o olhar sempre em movimento para se aperceber de potenciais perigos (buracos na estrada, manobras de veículos, acidentes...) e mova o “ponto de interesse” situado imediatamente à frente para o ponto mais longe possível na estrada. 
  • Pratique todos os dias estas duas formas de antecipação que utilizam o olhar para uma condução mais segura, prevenida e tranquila.

Use o seu super poder: a visão periférica

Imagine que é capaz de captar manobras ao seu redor sem olhar para elas. Imagine que consegue ver buracos no asfalto sem olhar para eles. Imagine poder ver o ambiente ao seu redor numa fração de segundo. Tudo isto é possível com um super poder que já possui: a visão periférica.

Sempre que se desvia de um buraco na estrada, ao mesmo tempo que olha em frente, está a pôr em prática a sua visão periférica. Ao circular nas filas de trânsito e detetar manobras de veículos ao seu redor está a treinar a visão periférica. Ao olhar mais à frente do veículo que segue à sua frente também está a usar a sua visão periférica. E também o está a fazer ao olhar por uma fração de segundo para o espelho retrovisor e saber logo se pode ultrapassar.

Treine a sua visão periférica e aumente os seus super poderes ao circular de moto!

O olhar certo

Uma das grandes vantagens de circular num motociclo é poder ter uma visibilidade muito maior e mais aberta relativamente a um veículo fechado. No entanto, tal como numa bicicleta, numa moto a direção segue o olhar.

Ao manter o olhar no horizonte, a moto segue em frente. Ao mover ligeiramente a cabeça e o olhar, vai descrever uma curva. Olhe sempre para onde pretende seguir. Numa curva, olhe através dela, para o seu final, e para onde pretende dirigir-se. Não fixe o olhar num ponto intermédio. Se o fizer, é provável que vá dirigir-se ou “bater” contra esse preciso ponto.

Não se esqueça: concentração mental e disciplina vão ajudá-lo todos os dias a antecipar e a utilizar a forma de olhar certa. Pratique estes conselhos e boas curvas!

Antecipe-se e olhe pela sua segurança: tire a carta de moto no ACP

Quando se trata de motociclos, em que a necessidade de proteção da integridade física de condutores e passageiros é muito maior, a escolha da escola de condução deve ser ainda mais exigente. As Escolas de Condução ACP estão focadas na qualidade do ensino específico da condução de motos e preocupa-se em formar motociclistas que circulem de forma correta, segura e consciente. Se está a pensar tirar a carta de moto, escolha a opção mais segura.

SAIBA MAIS

scroll up