Todos os motociclistas devem adotar precauções, independentemente das condições climatéricas. As motos são menores do que os outros veículos e muitas vezes passam despercebidas. Por isso, a prevenção é o melhor amigo de quem conduz uma moto. Utilizar sempre o equipamento adequado e completo deve ser uma segunda pele do motociclista, especialmente em condições climatéricas adversas, como chuva, vento e nevoeiro. Saiba como atuar nestes casos, de forma a preservar ao máximo a segurança na estrada.
Em dias de chuva
- Atenção à tração: independentemente do estado dos pneus, a tração fica sempre alterada com a chuva, mesmo que seja pouco intensa. Na verdade, qualquer qunatidade de água na estrada traz óleos e fluídos derramados à superfície, tornando-a tão escorregadia como o gelo.
- A distância de travagem aumenta: reduza sempre a velocidade e dê maior distância aos veículos que seguem à frente. Como foi referido no ponto anterior, os pneus perdem aderência, mas a prudência salva vidas! Apesar do sistema ABS ajudar, nada ajuda mais um motociclista do que a cautela.
- Visibilidade fraca? Abrande ou páre: se a chuva for muita e a visibilidade pouca, é melhor parar e aguardar, especialmente à noite. Mesmo que tenha todos os cuidados e até tenha aplicado um produto que evite o embaciamento da viseira ou tenha uma viseira dupla, por vezes nada funciona. Além disso, quando a chuva é muita, outros condutores podem não ver um motoclista. Não arrisque.
- Equipamento completo: estar devidamente equipado é, talvez, a precaução mais eficaz que um motociclista deve ter em mente. Luvas, calçado, casaco e calças devem ser impermeáveis, respiráveis e resistentes ao vento. Ao mesmo tempo, devem ser duráveis, leves e resistentes ao impacto. O capacete deve estar preparado contra o embaciamento, através de uma dupla viseira e/ou revestimento anti-embaciamento na viseira. Traga o equipamento adequado consigo ou na moto, caso seja apanhado pela chuva no seu percurso. Prefira equipamento de cores claras e com áreas refletoras, de modo a ser visto com mais facilidade pelos outros condutores.
- Mantenha distância e seja prudente: preste atenção a poças de água que, além de potenciais derrapagens, podem esconder outros perigos, como pedras, gravilha, areia ou detritos. Mantenha distância para os veículos à sua frente para ter espaço e tempo em travagens inesperadas. Trave com antecedência e progessivamente. Preste atenção à estrada e evite áreas pintadas e escorregadias (passadeiras para peões, por exemplo), poças de água e tampas de esgoto.
- Faça uma inspeção: idealmente, deve evitar conduzir à chuva. Mas nem sempre isso é possível. Por isso, prepare-se devidamente e, além do seu equipamento de condução, assegure o funcionamento perfeito da sua moto, com especial atenção aos pneus e aos travões.
Em caso de vento
Tal como conduzir um carro em condições climatéricas adversas, o desafio de conduzir uma moto em condições difíceis aumenta consideravelmente, dadas as características deste veículo. O tipo de moto utilizada e o posicionamento do corpo vão afetar a forma como é enfrentado o vento. Mas há mais fatores a ter em conta. Descubra tudo o que tem influência, já de seguida.
Dicas de condução de uma moto com vento
- Malas e sacos junto ao depósito e nas laterais da moto adicionam perturbação e mais dificuldade em progredir. Tenha atenção ao colocar este tipo de bagageiras em dias ventosos.
- Cautela com o efeito de túnel de vento causado por camiões, edifícios, paredes elevadas, montanhas, etc., que protegem do vento temporariamente, mas podem criar turbulência e vento repentino ao sair da sua área de proteção. No caso dos camiões, existe ainda o perigo de vento que pode puxar a moto contra o camião ou empurrar para outra via de trânsito. Edifícios e proteções momentâneas na paisagem não possuem este efeito, mas podem criar rum epentino turbilhão ao passar da sua área de proteção.
- Sempre que possível, escolha a via de trânsito mais segura, de acordo com as normas de circulação. Não é possível aconselhar sobre qual a opção mais segura, porque deve estar permanentemente atento e mudar conforme cada momento. À medida que tenta evitar o melhor possível os ventos que cruzam a estrada, aproveite para se desviar ou proteger-se junto dos veículos que circulam ao seu redor.
- Verifique a previsão meteorológica antes de sair para a estrada. Se está previsto um dia ventoso, planeie utilizar uma estrada que possa ser mais segura. Se não for possível, é mais seguro não conduzir a moto, evitando riscos desnecessários.
- Esteja preparado para a fadiga provocada pelo vento. A constante atenção exigida para que se mantenha na via de trânsito, o combate ao vento, a condução com redobrados cuidados, a circulação em velocidade lenta e a adaptação contínua da posição de condução contribuem para um cansaço maior e mais rápido. Se estiver numa viagem longa, pare com mais frequência e relaxe os músculos, de modo a ganhar mais energia mental e física.
- A proteção dos olhos deve ser uma preocupação ainda maior nos dias de vento intenso. O vento transporta poeiras, areias e pequenas pedras que podem ser perigosas com a velocidade. Use um capacete integral ou modular que garanta segurança e verifique regularmente o estado da viseira.
E se estiver nevoeiro?
Além de afetar seriamente a visiblidade, o novoeiro cria condensação na viseira, espelhos retrovisores e no vidro de proteção da moto, agravando ainda mais a capacidade de ver o ambiente circundante. Num carro, basta acionar o botão do ar condicionado, mas numa moto não há essa possibilidade.
- Aplique um produto anti condensação nas superfícies referidas acima, para reduzir ou prevenir o problema. Este prévio cuidado é especialmente útil em regiões onde a amplitude térmica é acentuada, nomeadamente no interior do país e em regiões de serra e montanha.
- Em termos de equipamento, opte por um casaco com forro amovível témico que possa ser usado nos meses mais quentes, mas capaz de ser rapidamente adaptável ao frio e à humidade.
- Traga consigo um par de luvas suplente, caso as luvas que usa não sejam suficientemente quentes.
- Cautela com a tração. As estradas onde o clima é frio oferecem sempre menos tração porque a maior aderência da borracha verifica-se com temperaturas mais elevadas. Conduza com prudência e reduza a velocidade, mantendo cautela na aproximação às curvas.
Lembre-se que a condução com temperaturas frias afeta a concentração e reduz o tempo de reação do corpo. Esteja sempre bem equipado, porque a segurança está acima de tudo!
Conduza bem protegido
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