A distância de paragem é essencial para o máximo de segurança ao volante. O cálculo da distância e o tempo que o carro demora a parar em caso de travagem pode evitar acidentes graves. Saiba como se efetua o cálculo desta distância.
O que é a distância de paragem?
A distância de paragem é a distância total percorrida a partir do momento em que o condutor vê um obstáculo até ao momento em que o carro pára completamente. Para a calcular, é necessário somar a distância de reação e a distância de travagem, tendo em conta as suas condicionantes.
São os metros percorridos pelo carro entre o momento em que o condutor avista o obstáculo e o momento em que pisa o travão para evitar a colisão. A maioria dos condutores demora um segundo a reagir, mas há vários fatores que podem aumentar este tempo: fraca visibilidade (conduzir com chuva e nevoeiro), inexperiência na condução, sonolência ou fadiga, efeito de medicamentos, álcool ou outras substâncias e a idade avançada. A distância de reação deve ser tida em conta para o cálculo da distância de segurança em relação ao carro da frente.
É a distância percorrida pelo veículo a partir do momento em que o pedal dos travões é acionado até à completa paragem. Esta distância é influenciada por diversos fatores, como a velocidade, o tipo e inclinação da via, o atrito, a eficiência ou falhas do sistema de travagem.
Exemplos do cálculo da distância de paragem
Exemplo 1
Se a distância de paragem = distância de reação + distância de travagem, o veículo vai percorrer 27,5 metros até à total imobilização.
Exemplo 2
Se a distância de paragem = distância de reação + distância de travagem, o veículo vai percorrer 108 metros até à total imobilização.
À medida que a velocidade aumenta, a distância de paragem também aumenta, e dois segundos de reação podem não ser suficientes. Desta forma, será necessário manter uma distância de segurança equivalente a três ou mais segundos para que seja possível parar sem o perigo de colisão.
Como evitar acidentes
Manter a distância de segurança adequada permite reagir a tempo e evitar acidentes. Uma forma simples de calcular rapidamente essa distância passa por ter como referência três segundos de reação, em velocidades até aos 90 km/h.
Para ter noção deste tempo, basta fixar um ponto de referência na estrada (um candeeiro por exemplo) e contar mentalmente, depois de o carro da frente passar por ele. A partir desse momento conte 3 segundos até o seu veículo passar pelo mesmo ponto.
Basta então adaptar a velocidade para manter a distância certa. Contudo, deve ter em conta que em condições de visibilidade reduzida, como nevoeiro ou chuva, o tempo de reação é sempre superior.
Sistemas de aviso automáticos
Calcular todas estas distâncias pode ser complexo, e o erro humano continua a ser a maior causa de acidentes na estrada. Os modelos mais recentes de veículos já estão equipados com o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que permite evitar colisões.
Através de sensores, câmaras e radares instalados no carro, existem vários auxiliares que permitem diminuir a distância de paragem.
Exemplo disso são o FCW (Forward Collision Warning — Aviso de Colisão Frontal, em português), que lançam um alerta sonoro ou visual sempre que existe um obstáculo na estrada. Já o AEB (Autonomous Emergency Braking — Assistente de Travagem de Emergência) trava pelo condutor em risco de colisão iminente.
Um seguro pensado para todas as distâncias
Mesmo na posse de todos os cálculos de distância de paragem segura, os acidentes acontecem. Nesses momentos, o seguro certo protege-o de quaisquer eventualidades. Com o Seguro Automóvel ACP conta com assistências ilimitadas, proteção de avarias e furos, carro de substituição e assistência jurídica. Tudo por apenas 10,99€/mês.
Conheça melhor o Seguro Automóvel ACP
TODOS OS DETALHES