O Green NCAP divulgou esta quinta-feira os resultados de uma nova ronda de testes ambientais a modelos à venda no mercado europeu. Desta vez estiveram em análise o Honda CR-V e o FIAT Doblo, bem como mais informações sobre os recentes testes do ZEEKR 001 e do ZEEKR X.
Na frente dos resultados deste mês está o Honda CR-V. Fabricado pela primeira vez pela Honda em 1995, o automóvel tem-se mantido firme no mercado automóvel desde então. Seis gerações mais tarde, continua a ser um automóvel valioso e apreciado por muitas famílias e oferece uma variedade de motorizações.
Para este teste o Green NCAP selecionou a versão híbrida. A avaliação de Ar Limpo do Green NCAP é onde o Honda CR-V tem o melhor desempenho, obtendo 7,3 pontos em 10 possíveis, demonstrando assim um controlo adequado e robusto dos poluentes gasosos. No entanto, sendo um SUV (Veículo Utilitário Desportivo) pesado, do segmento D, as consequências medem-se nos valores de consumo de gasolina do automóvel. O valor de 9,8 l/100 km nos testes em autoestrada custa ao Honda muitos pontos em termos de eficiência energética. O Honda CR-V obtém uma pontuação global de 44% e 2,5 Estrelas Verdes.
O FIAT Doblo, um automóvel concebido com base numa carrinha, foi lançado pela primeira vez pela FIAT em outubro de 2000. Tem-se mantido uma escolha consistente para os consumidores devido aos seus atributos positivos de carrinha, tais como a sua posição de assento elevada, o interior espaçoso e a ampla capacidade de passageiros.
Testámos o FIAT Doblo Combi 1.5 Blue HDi diesel, de caixa manual. À semelhança de outros automóveis movidos a combustíveis fósseis, é aquele que mais se debate com as emissões de gases com efeito de estufa, nomeadamente o CO2, o que é agravado pelos valores de consumo relativamente elevados desta pequena carrinha. De forma mais positiva, as emissões de poluentes de escape são geridas de forma impressionante e, tal como o CR-V, são mantidas muito abaixo dos limites legais e dos limiares do Green NCAP. Uma melhoria adicional do controlo das emissões no arranque a frio poderia ajudar o FIAT a alcançar uma classificação ainda mais elevada do que os actuais 8,6 em 10. O FIAT Doblo obtém uma classificação global de 42% e 2,5 Estrelas Verdes.
Em contraste real com estes dois actores tradicionais do mercado, o Green NCAP testou recentemente dois novos participantes no mercado: ZEEKR 001 e X.
A ZEEKR, uma empresa fundada em março de 2021 pelo fabricante de automóveis chinês Geely como uma marca de mobilidade eléctrica premium para veículos movidos a bateria, está orientada para o segmento mais inovador do mercado automóvel. No seu curto período de vida, a ZEEKR uniu forças com a Waymo e a Mobileye no desenvolvimento de veículos autónomos. Em parte devido aos seus grupos motopropulsores eléctricos, o 001 e o X revelam desempenhos impressionantes nos rigorosos testes do Green NCAP.
O Green NCAP testou a versão de longo alcance com tração traseira do ZEEKR 001 hatchback. Tem uma capacidade de bateria utilizável de 96 kW e oferece aos consumidores uma autonomia média de 529 km, conforme medido pelo Green NCAP. Esta autonomia aumenta em viagens urbanas curtas para 676 km e diminui para 336 km em temperaturas muito baixas. No teste de capacidade da bateria, a energia eléctrica de 110,7 kWh necessária para uma recarga completa da bateria e a energia da bateria utilizável medida de 99 kWh dão ao veículo uma eficiência de saída da rede para a bateria de 89,4%. O ZEEKR 001 atinge uma impressionante pontuação global de 95% e 5 Estrelas Verdes.
O ZEEKR X é um SUV urbano premium com um design apelativo que oferece uma experiência de condução luxuosa. O Green NCAP testou a versão de longo alcance e tração traseira do ZEEKR X com uma bateria com 65 kWh de capacidade útil declarada e uma autonomia estimada pelo Green NCAP de 353 km. Em condução em autoestrada, esta autonomia diminui para 280 km e para cerca de 250 km no teste de frio ambiente a -7°C. O teste de capacidade da bateria do Green NCAP revelou uma capacidade útil de 66,4 kWh, um pouco mais do que o valor reivindicado pelo ZEEKR. O ZEEKR X obtém uma impressionante classificação global de 96% e 5 Estrelas Verdes.
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Segundo o diretor técnico do Green NCAP, "os híbridos são uma alternativa viável para os consumidores que procuram reduzir a sua pegada de carbono. No entanto, a experiência do Green NCAP mostra que, em condições de autoestrada, estes grupos motopropulsores contribuem apenas moderadamente para a economia de condução, especialmente no caso de um veículo mais pesado e de maiores dimensões, como um SUV". Para Aleksandar Damyanov, "ambos os veículos testados - a gasolina e a gasóleo - apresentaram emissões de poluentes muito baixas, o que comprova o bom funcionamento dos modernos sistemas de pós-tratamento dos gases de escape. Em geral, os veículos a gasóleo podem oferecer uma boa economia, mas o desafio reside nas emissões de gases com efeito de estufa libertadas pela combustão de combustíveis fósseis. E com os carros eléctricos, os consumidores devem estar cientes de que o consumo na autoestrada, especialmente em condições de tempo frio, pode ser significativamente mais elevado".