A Audi e a Volkswagen estão a testar o estacionamento autónomo no aeroporto de Hamburgo, para implementação em veículos de produção em série a partir de 2020. No cenário de teste, os utilizadores podem reservar um espaço de estacionamento naquele aeroporto a partir de casa, utilizando uma aplicação, e, depois, simplesmente deixar o carro na entrada do estacionamento.
Tudo o resto é realizado automaticamente: o veículo procura um espaço de estacionamento gratuito – se necessário, numa estação de carregamento elétrico –, com base num mapa do estacionamento. Está previsto que este sistema esteja disponível para os primeiros clientes em vários andares de estacionamentos selecionados, a partir do início da próxima década.
A orientação é fornecida aos veículos por marcadores pictóricos instalados no parque de estacionamento, uma abordagem que pode ser usada em praticamente qualquer estacionamento. Enquanto o dono do veículo estiver ausente, as encomendas que ele espera são entregues no porta-bagagens do veículo e o serviço de lavandaria realiza a entrega das roupas diretamente no veículo.
Ao regressar, o condutor envia uma breve mensagem através da app e, pouco tempo depois, o veículo está pronto para ser conduzido para casa, encontrando-se parado na saída do parque. A faturação é rápida e sem filas na máquina de pagamento, efetuando-se também através da aplicação.
A próxima etapa será a operação em tráfego misto, ou seja, veículos estacionados e movimentados de forma autónoma nas mesmas áreas do estacionamento, como carros com condutores.