Governo quer ajudar Autoeuropa a “ganhar” elétrico

| Revista ACP

Governo empenhado criar condições para que a fábrica receba a produção do novo elétrico da Volkswagen.

Volkswagen Autoeuropa linha de produção

Atualmente responsável pela produção do Volkswagen T-Roc, a fabrica da Autoeuropa, em Palmela, continua na “corrida” pela produção do futuro elétrico acessível da Volkswagen.

Prometido para 2027, este modelo será o elétrico mais acessível da marca e o seu preço vai rondar os 20 mil euros e, segundo avançava o Der Spiegel em outubro do ano passado, poderá ser produzido em Portugal.

Para já nada está confirmado, mas numa entrevista ao Eco o Ministro da Economia, Pedro Reis, alertou que “não é garantido” que este modelo venha a ser produzido na Autoeuropa, recordando que esta é “uma decisão que será tomada pelo Grupo VW. Não me cabe dizer nada sobre essa matéria”.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Apesar da incerteza, não será por falta de apoio do Governo que a Autoeuropa vai deixar de produzir este novo elétrico, como comprovam as declarações do Ministro da Economia.

Segundo Pedro Reis, o executivo está empenhado em posicionar Portugal para atrair a produção de novos veículos, nomeadamente elétricos e afirmou estar “muito atento e empenhado em alinhar tudo o que sejam incentivos e condições, de maneira que quando o Grupo Volkswagen entender tomar esse tipo de decisão, lhe seja apresentado o melhor caso possível à atração de investimento…”.

Com a sua elevada eficiência e posicionamento geográfico como “pontos fortes”, a fábrica da Autoeuropa tem como principais concorrentes nesta corrida pela produção do novo elétrico da Volkswagen fábricas como a de Mladá Boleslav, na República Checa, que pertence à Skoda ou a fábrica da Volkswagen em Poznan, na Polónia.

scroll up