O Euro NCAP publicou esta quarta-feira a classificação de segurança do Volkswagen ID.3, o primeiro veículo totalmente elétrico da marca alemã, que se estreia neste nicho do mercado com um resultado de cinco estrelas em termos de segurança.
O ID.3 é o primeiro carro da família ID, com outros modelos prestes a sair nos próximos anos. O carro sobressai com mérito nos últimos testes do Euro NCAP, com bons resultados em todas as áreas de avaliação.
No que toca a segurança, o modelo combina uma integridade estrutural robusta com a mais recente tecnologia de contenção de acidentes e ainda com sensores de alta tecnologia para uma excelente proteção total para os ocupantes do carro e para outros utilizadores da estrada.
Na segurança dos passageiros adultos, o ID.3 cumpriu com 87% dos requisitos, uma percentagem que sobe para 89% quando analisada a segurança de crianças em sistemas de retenção, vulgo as cadeirinhas. O pior resultado chega na categoria de proteção dos utilizadores de estrada mais vulneráveis, como peões e ciclistas, cumprindo com 71%, mas nos sistemas de assistência à condução, o resultado eleva-se de novo para um patamar notável: 88%.
Sistemas de prevenção de acidentes como o Travão de Emergência Automático são de origem, mas também no capítulo da segurança pós-acidente há que referir o travão de multi-colisão, um inovador sistema que também já equipa outros modelos do mercado e que faz uso dos travões após a colisão de forma a evitar posteriores impactos. Refira-se ainda um sistema avançado de e-Call, o sistema automático de pedido de assistência em caso de acidente.
Para o Secretário-Geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, “o ID.3 representa a tendência principal de preocupação com a segurança da indústria automóvel nos últimos anos. O clima de crise ambiental significa que todos devemos adaptar-nos a um futuro mais limpo e os carros elétricos tornar-se-ão na norma nos próximos anos. O Euro NCAP continuará a garantir que salvar o planeta não poderá ser feito à custa da segurança e estou feliz em ver que o ID.3 - a última geração do carro popular - não compromete nada nesta matéria."