Há muito prometidas e temidas, as tarifas que os EUA vão aplicar sobre os automóveis importados da União Europeia ainda não foram oficializadas, mas Donald Trump já deixou algumas pistas sobre o que esperar.
Em declarações à margem de uma cerimónia de assinatura de um decreto-lei celebrada em Mar-a-Lago, na Flórida, o presidente norte-americano afirmou: “provavelmente, vou dizê-lo a 2 de abril, mas será de cerca de 25%", referindo-se às taxas a aplicar à indústria automóvel.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Donald Trump prosseguiu: "A União Europeia tem sido muito injusta para connosco. Temos um défice de 350 mil milhões de dólares. Não aceitam os nossos automóveis, não aceitam os nossos produtos agrícolas, não aceitam quase nada, aceitam muito pouco. Vamos ter de corrigir isso e vamos fazê-lo. Não tenho dúvidas”.
Recorde-se que a intenção de impor estas taxas à indústria automóvel foi anunciada a 14 de fevereiro. Atualmente a União Europeia aplica um imposto de 10% sobre as importações de veículos, uma taxa quatro vezes superior à tarifa de 2,5% para automóveis de passageiros dos EUA.