Instalado entre os segmentos C e D, o Peugeot 408 é uma proposta totalmente nova do construtor francês, que aposta num dinâmico formato “fastback” ou, se assim entender numa forma mais elegante e desportiva onde o estilo coupé não passa despercebido. Tecnologias atualizadas da marca, motores híbridos PHEV com duas potências e também uma versão a gasolina 1.2 Puretech de 130 cv. O novo Peugeot 408 deverá chegar ao mercado nacional no início de 2023.
O 408 é inesperado porque é diferente. É o primeiro do seu género, tanto na história da própria marca, como no mercado automóvel no seu todo. Com o 408, a Peugeot demonstra a criatividade das suas equipas e oferece uma nova silhueta fastback no topo do segmento C. Esta nova era da marca do leão propõe uma postura felina e um fascínio único, excelência de engenharia centrada na eficiência e eletrificação inteligente, bem como as emoções proporcionadas pelas tecnologias de vanguarda dedicadas ao prazer de condução e a uma utilização instintiva.
O Peugeot 408 destaca-se, antes de mais, pela sua silhueta dinâmica “fastback” e pelo seu estilo inconfundível, mas também porque rompe com a tradição. As suas linhas são incisivas e a grelha é da mesma cor da carroçaria para se combinar na perfeição com a secção frontal, exibindo o novo emblema com a cabeça de um leão. O recorte invertido do para-choques traseiro é inesperado, ao mesmo tempo que dá ao perfil uma dinâmica inédita.
Com um comprimento de 4,69 metros, com base numa distância longa entre eixos de 2,79 m, o 408 conta com uma segunda fila de passageiros espaçosa, com 188 milímetros de espaço para as pernas. A bagageira é, também, generosamente dimensionada, com um volume de 536 litros que pode ser aumentado para 1.611 litros depois de rebatidos os bancos traseiros. O Peugeot 408 tem uma altura de 1,48 m, com uma silhueta esguia e elegante, o que melhora a eficiência aerodinâmica.
Tanto para o condutor, como para os passageiros, o novo 408 oferece a última geração do Peugeot i-Cockpit, imediatamente reconhecível pelo seu volante compacto dedicado ao prazer de condução e a uma agilidade controlada. No habitáculo, a ênfase é colocada na qualidade e na conectividade, com as mais recentes tecnologias para tornar a experiência de condução e a viagem mais intuitivas e gratificantes. Com o 408, a marca completa a sua oferta no altamente estratégico segmento C. A Peugeot assumiu uma posição de liderança neste segmento nos últimos anos, com o sucesso dos SUV 3008 e 5008, e das três gerações do 308 berlina e do 308 SW, o último dos quais acaba de ser lançado no mercado. O 408 completa a oferta da marca e posiciona-se no topo do segmento C.
Dois motores híbridos plug-in estão disponíveis no novo 408: O Plug-In Hybrid 225 e-EAT8 com tração dianteira e combinação de um motor PureTech de 180 cv com um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa automática de 8 velocidades e-EAT8 / atualmente em fase de homologação. O menos potente, Plug-in Hybrid 180 e-EAT8 combina um motor PureTech de 150 cv com o motor elétrico de 81 kW acoplado à mesma caixa automática e-EAT8 de 8 velocidades. A bateria de iões de lítio em ambas as versões híbridas plug-in tem uma capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 102 kW. Estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo: um carregador monofásico de 3,7 kW proposto de série e um carregador monofásico de 7,4 kW disponível como opcional.
Estará também disponível um motor de combustão interna a gasolina, o bloco de três cilindros 1,2 litros PureTech com 130 cv, acoplado à caixa automática EAT8 de 8 velocidades e a um sistema Start & Stop. Esta versão está atualmente em processo de homologação. Todos os motores do novo Peugeot 408 estão associados à transmissão automática de 8 velocidades.