Há estradas de norte a sul que são imperdíveis para quem quer explorar a diversidade geográfica Portugal. Se há muito tempo que anda a pensar meter-se à estrada para dar um rumo novo às suas férias, aqui estão cinco sugestões para finalmente seguir em frente com o plano. Só precisa de um carro, um GPS, uma playlist e de gostar de paisagens de cortar a respiração.
Estrada Nacional 2 (N2)
Ligação: Chaves — Faro
Percurso: 738,5 km
Com 75 anos celebrados este ano, a N2 é a estrada com a maior extensão do País e é o cenário das 500 Milhas ACP, a maior prova de regularidade de carros clássicos de Portugal. A N2 atravessa Portugal de norte a sul — começa em Chaves e acaba em Faro — num total de 738,5 km. Passa por 35 municípios, 11 distritos, onde é possível atravessar quatro serras e 11 rios, o que a enriquece em paisagem natural. É também comparada à famosa estrada Route 66 nos Estados Unidos da América, não pelo comprimento, mas sim por “rasgar” o País ao meio.
Estrada Nacional 221 (N221)
Ligação: Barca D’Alva — Freixo de Espada à Cinta
Percurso: 21,8 km
Na estrada que vai de Barca D’Alva a Freixo de Espada à Cinta vai encontrar das mais fabulosas paisagens do norte do País. Entre Escalhão e Barca D’Alva, para descansar das curvas da viagem, recomenda-se uma paragem no Miradouro Natural do Alto da Sapinha, onde vai ter a seus pés uma larga vista sobre o Rio Douro.
Estrada Nacional 222 (N222)
Ligação: Peso da Régua — Pinhão
Percurso: 28,2 km
A N222 é um tesouro nacional. Em 2015, foi considerada a Melhor Estrada para Condução do Mundo (World’s Best Driving Road). A estrada é conhecida pela sua vista privilegiada sobre o Rio Douro, que vai sempre a seu lado. É composta por curvas apertadas, o que requer algum cuidado com a velocidade, mas contém também longas retas, muita vinha e belas quintas pintadas com típico ocre do Douro.
Estrada Nacional 246-1 (N246-1)
Ligação: Castelo de Vide — Portagem
Percurso: 7,4 km
Considerada a mais bonita do Alentejo, esta estrada liga Castelo de Vide a Portagem numa viagem onde salta à vista a tranquilidade da paisagem repleta de freixos cujas cores variam consoante a estação do ano, originando excelentes fotografias.
Estrada Nacional 339 (N339)
Ligação: Covilhã — Serra da Estrela
Percurso: 23,2 km
Tanto no verão como no inverno, percorrer a Serra da Estrela vale sempre a pena. Apenas conduzir pela estrada 339, que liga a Covilhã ao ponto mais alto de Portugal e aproveitar o que a natureza tem para lhe dar.