As baterias que alimentam o compacto elétrico BMW i3 também vão ser usadas para fins náuticos. É que a marca bávara fez uma parceria com a Torqeedo, empresa de propulsores para barcos, para a utilização destas baterias em barcos híbridos ou totalmente elétricos, num nível de potência que pode variar entre 1 e 160 cv.
As baterias do BMW i3 têm 44 kWh de capacidade e foram desenhadas para terem funcionalidade "plug-and-play" e poderem ser carregadas em casa. Contudo, a intenção da BMW sempre foi expandir o uso desta tecnologia a outras aplicações, tais como criar um "armazenador" de energia que possa dar utilidade às baterias mesmo depois do seu "ciclo de vida" no que a alimentar automóveis diz respeito.
Pode ser que esta incursão da BMW pelo universo dos barcos seja para manter no futuro ou quem sabe expandir. Estudos recentes mostram que o mercado dos barcos elétricos poderá valer 20 mil milhões de dólares em 2027. Quantia que demonstra ser esta uma área em franca expansão e que a marca da Baviera poderá aproveitar, quer através da parceria com a Torqeedo quer através da adaptação de outras tecnologias para uso náutico.