Carros a gasolina acabam em 2035

| Revista ACP

Os automóveis novos a gasolina e gasóleo vão deixar de ser vendidos na Europa dentro de 13 anos.

@video=a8HT4YoFwHQ

Os automóveis novos com motores a gasolina e gasóleo vão deixar de ser vendidos na europa até 2035, a decisão da comissão europeia e dos 27 estados membros prevê uma transição progressiva. até 2030 a industria auto vai ser obrigada a cortar em 55% as emissões medias de gases poluentes dos automóveis novos, cinco anos depois apenas veículos de zero emissões vão poder ser vendidos no mercado europeu.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A comissão europeia vai publicar relatórios a cada dois anos com uma analise sobre os progressos da medida mas também o impacto desta decisão sobre a acessibilidade dos consumidores nos carros novos e também os efeitos sobre a economia no sector automóvel.

Estivemos ao volante do Volkswagen ID.5, o novo SUV coupé 100% elétrico da marca alemã. Pensado de origem como um elétrico este modelo recebeu a plataforma modular da Volkswagen com um baixo centro de gravidade que lhe conferem uma extraordinária aderência à estrada. O seu design é dominado por uma linha de tejadilho que cai na traseira, normal num coupé. A frente tem para-choques bifurcado, painéis envolventes das portas na mesma cor da carroçaria e um spoiler traseiro desportivo que o tornam bastante aerodinâmico.

Relativamente ao motor este modelo pode ter apenas um na traseira com dois níveis de potência, 174 ou 204 cavalos que variam da versão Pro ou Pro Performance. A opção do sistema bimotor fica reservada para o topo de gama ID.5 GTX que com isso também ganha tração integral. Neste a potência sobe aos 299 cavalos, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de apenas 6,3 segundos e uma velocidade máxima limitado aos 180km/h. A autonomia máxima da bateria alcança os 520 km, pelas normas WLTP.

Um carro adaptado para o dia a dia com um excelente equilíbrio entre eficiência e performance. Em Portugal os preços começam nos 51,500 mil euros.

Tempo ainda para ver  grande final do Circuito Sénior ACP/BPI disputou-se na Quinta do Perú em Azeitão nesta que foi a 15ª edição da prova e recordar os melhores momentos da Baja Portalegra 500.

scroll up