O Automóvel Club de Portugal foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa o clube, que comemora 120 anos de existência, recebeu as insígnias de Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo uma condecoração que visa distinguir destacados serviços prestados ao País.
E não há forma de descrever a história do automóvel e o desenvolvimento da mobilidade em Portugal sem incluir o ACP a 15 de abril de 1903 nasceu o então Real Automóvel Club de Portugal, meses depois da 1ª corrida de automóveis na Península Ibérica, entre a Figueira da Foz e Lisboa.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária está a avaliar um sistema que permite controlar automaticamente os níveis de álcool no sangue dos condutores no caso de uma infração o aparelho impede que o veículo circule. Chama-se alcohol lock e já usado em vários países europeus mas em Portugal ainda se dá os primeiros passos. A primeira medida pode passar por um projeto piloto.
Em julho de 2022 entrou em vigor uma diretiva europeia que obriga os Estados-membros a ter uma pré-instalação de um alcoolímetro que bloqueia a ignição nos novos modelos de veículos lançados na União Europeia o sistema é simples, de cada vez que um condutor entra no veículo é obrigado a soprar um alcoolímetro que está ligado à parte eletrónica da viatura e no caso de indicar um valor superior ao máximo legal o automóvel não liga o motor já em vigor em vários países, a maior parte das vezes associado a programas de reabilitação para os condutores reincidentes, nem todas as experiências se revelaram as mais eficazes.
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Esta semana estivemos ao volante do VW ID.5, o primeiro SUV 100% elétrico da marca alemã. Pensado de origem como um elétrico este modelo recebeu a plataforma modular da Volkswagen com um baixo centro de gravidade que lhe conferem uma extraordinária aderência à estrada. O seu design é dominado por uma linha de tejadilho que cai na traseira, normal num coupé. A frente tem para-choques bifurcado, painéis envolventes das portas na mesma cor da carroçaria e um spoiler traseiro desportivo que o tornam bastante aerodinâmico.
O interior é espaçoso e acolhedor, com algumas matérias que transmitem a sensação de qualidade. O ID.5 pode ser equipado com bancos desportivos, no caso do GTX. O conceito de ampla iluminação indireta destaca o design interior inovador. Mais tecnológico o volante é um multifunções tátil o ecrã do infoentretenimento tem 12 polegadas e pode ainda receber um head-up display de realidade aumentada. O controlo por voz foi melhorado e admite agora novos comandos.
Relativamente ao motor este modelo pode ter apenas um na traseira com dois níveis de potência, 174 ou 204 cavalos que variam da versão Pro ou Pro Performance. A opção do sistema bimotor fica reservada para o topo de gama ID.5 GTX que com isso também ganha tração integral. Neste a potência sobe aos 299 cavalos, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de apenas 6,3 segundos e uma velocidade máxima limitado aos 180km/h. A autonomia máxima da bateria alcança os 520 km, pelas normas WLTP.
E tempo ainda para conhecer uma coleção de Land Rover que está de parabéns com o original Série I.