As vendas de automóveis elétricos e híbridos plug-in podem ainda estar aquém das expectativas em alguns países, mas a verdade é que em 2024 foram batidos novos recordes de vendas globais.
Segundo dados divulgados pela Reuters, no ano passado as vendas globais de elétricos e híbridos plug-in cresceram cerca de 25,6%, alcançando os 17 milhões de unidades.
O grande “motor” das vendas deste tipo de veículos foi a China, onde se venderam um total de 11 milhões de unidades no ano passado.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O mês de dezembro foi particularmente importante, com as vendas globais a ascenderem aos 1,9 milhões de unidades, um crescimento de 26,4% face ao mês homólogo de 2023.
Na China o crescimento das vendas foi ainda superior, com os 1,3 milhões de elétricos e híbridos plug-in ali vendidos a corresponderem a um crescimento de 36,5% face a dezembro de 2023.
Nos EUA e Canadá as vendas deste tipo de veículos crescerem 8,8% em dezembro até às 190 mil unidades e na Europa o crescimento no último mês do ano foi de 0,7%, com as vendas registadas a fixaram-se nas 310 mil unidades.
Na base das vendas de elétricos e híbridos plug-in registadas em 2024 estão, em parte, os incentivos e metas de emissões.
Porém, segundo a Rho Motion, uma empresa que analisa o mercado automóvel, “o fim dos subsídios na Alemanha teve um impacto considerável no mercado europeu”.