A Opel continua a renovar as suas motorizações à luz da futura norma Euro 6d-TEMP. Cabe agora a vez ao modelo Astra, cuja gama de motores a gasolina e a gasóleo transita para o futuro padrão que entra em vigor só em setembro de 2019.
O Astra arranca com o motor a gasolina 1.6 Turbo de 200 cv de potência e o turbodiesel 1.6 Turbo D. A estreia está prevista na variante de carroçaria de cinco portas, seguindo-se a ‘station wagon’ Sports Tourer. As encomendas para o novo modelo iniciam-se em junho.
Para reduzir ao máximo possível as emissões de partículas, este renovado motor a gasolina está equipado com um filtro especial de regeneração onde ocorre a oxidação das partículas aí acumuladas. Por seu turno, o turbodiesel com 136 cv de potência passa a estar equipado com catalisador de redução seletiva SCR (Selective Catalytic Reduction), um sistema que minimiza as emissões de óxidos de azoto (NOx) graças à injeção de AdBlue nos gases de escape.
Do mesmo 1.6 Turbo D existirá uma versão menos potente, com 110 cv. Os Astra Diesel Euro 6d-TEMP com SCR ficam a salvo de eventuais futuras limitações à circulação de veículos a gasóleo nos centros urbanos.