Os veículos da frota piloto do BMW iX5 Hydrogen, lançada em fevereiro deste ano, concluíram pela primeira vez uma ronda intensiva de testes em clima quente nos Emirados Árabes Unidos. O sistema de propulsão a pilha de combustível do automóvel teve um desempenho impressionante perante temperaturas que atingiram os 45°C, bem como areia e poeira, inclinações variáveis e flutuações significativas de humidade.
O sistema de pilha de combustível altamente eficiente, os dois depósitos de hidrogénio, o motor elétrico e a bateria de alimentação juntaram-se à unidade central de controlo do veículo para demonstrar o seu excelente desempenho e estado de prontidão. A equipa de desenvolvimento sediada em Munique examinou a funcionalidade de todos os sistemas eléctricos sob condições extremas e o fornecimento de energia de refrigeração para permitir o desempenho total do veículo. Os veículos foram capazes de garantir a dinâmica de condução pela qual a BMW é conhecida.
O BMW iX5 Hidrogénio dá a volta ao mundo
Os veículos da frota piloto estão atualmente em ação na Europa, no Japão, na Coreia, na China, nos EUA e no Médio Oriente. O objetivo é dar a conhecer a utilização quotidiana dos veículos movidos a hidrogénio e, além disso, adquirir conhecimentos importantes para o desenvolvimento de um potencial modelo de produção em série. O BMW Group está a utilizar a frota-piloto para apoiar, a nível regional, o desenvolvimento de uma infraestrutura de reabastecimento que possa ser utilizada com a tecnologia de reabastecimento de 700 bar em todas as categorias de veículos - desde automóveis de passageiros e pequenas carrinhas a autocarros e veículos comerciais pesados. As sinergias entre diferentes áreas de aplicação também oferecem um importante espaço para o desenvolvimento de uma forte rede de fornecedores de tecnologia de hidrogénio e para a redução de custos.
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O BMW iX5 Hydrogen combina a capacidade de percorrer longas distâncias e curtas paragens para reabastecimento com uma condução sem emissões locais. Desde que o quadro relevante esteja em vigor, a tecnologia de células de combustível de hidrogénio tem o potencial de servir como outro pilar no futuro portfólio de sistemas de propulsão do BMW Group.
Como parte da sua transformação em curso, o BMW Group está a aplicar uma abordagem "aberta à tecnologia" no que diz respeito aos sistemas de acionamento. A empresa está, portanto, a adaptar-se às diferentes necessidades dos clientes, às normas de infra-estruturas e aos cenários políticos e regulamentares nas várias regiões do mundo. Esta flexibilidade coloca o BMW Group em posição de responder rapidamente à evolução das exigências dos mercados em qualquer situação e de apresentar uma oferta atractiva para o maior número possível de clientes em qualquer altura.
O BMW iX5 Hydrogen tem um sistema de células de combustível com uma potência de 125 kW/170 cv e uma unidade de tração altamente integrada que utiliza a tecnologia BMW eDrive de quinta geração (o motor elétrico, a transmissão e a eletrónica de potência estão agrupados numa caixa compacta). A potência do sistema de tração global é de 295 kW / 401 cv. O hidrogénio necessário para alimentar a célula de combustível é armazenado num par de tanques de 700 bar feitos de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). Em conjunto, estes tanques podem conter cerca de seis quilogramas de hidrogénio. Esta capacidade de armazenamento dá ao BMW iX5 Hydrogen uma autonomia de 504 km (313 milhas) no ciclo WLTP.