Os "carros voadores" (também conhecidos como eVTOL ou aeronave elétrica de descolagem e aterragem vertical) podem não estar a chegar ao mercado tão depressa como se esperava as, aos poucos, estão a tornar-se numa realidade.
O Doroni Aerospace H1 é um bom exemplo disso mesmo, tendo-se tornado no primeiro veículo deste género a levantar voo nos EUA com um passageiro a bordo. Neste primeiro voo do H1 seguia a bordo Doron Merdinger que descreveu a experiência como sendo idêntica a “flutuar numa almofada de ar”.
Neste teste a aeronave da Doroni Aerospace ainda se apresentou numa versão mais leve, faltando-lhe muitos dos painéis da carroçaria, mas a empresa já revelou imagens que antecipam o visual final do H1.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Segundo a Doroni Aerospace, quando for lançado o H1 deverá oferecer uma autonomia de até 96 km, um valor que poderá chegar aos 161 km conforme a tecnologia das baterias for evoluindo. Já a velocidade máxima deverá fixar-se 225 km/h.
Semiautónomo, o Doroni Aerospace H1 deverá chegar ao mercado em 2025 com um preço base de 350 mil dólares (cerca de 319 mil euros).