Portugal continua a bater recordes na idade média do parque automóvel, com impacto no ambiente e na segurança rodoviária.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A idade média dos automóveis voltou a aumentar. Um automóvel português tem em média 13 anos e meio uma idade que e das mais envelhecidas da EU e tem tendência a gravar.
A falta de componentes e as crises nas linhas de produção são algumas das suas causas. Segundo um estudo da associação automóvel de Portugal existem mais de 1,5 milhões de carros a circular com mais de 20 anos, colocando em causa a segurança rodoviária e agravando as consequências ambientais. O incentivo ao abate a viaturas no fim de vida é uma medida que o governo deixou de aplicar em 2012 e agora ainda se torna mais urgente.
A primeira corrida de automóveis em Portugal faz 120 anos, o raid Figueira da Foz - Lisboa juntou em 1902 os entusiastas de automóveis e esteve na origem do Automóvel Club de Portugal.
Esta semana estivemos ao volante do Toyota Corolla Cross, pela primeira vez o modelo nipónico é um SUV. Com mais de 50 anos no mercado o Corolla é um verdadeiro sucesso e até chegou a ser produzido em Portugal nos anos 70. O novo modelo híbrido foi feito a pensar em famílias e tem um interior resistente e confortável.
Chega a Portugal no próximo mês e o seu preço começa nos 38 mil euros. Tempo ainda para conhecer uma coleção dedicada a clássicos dos anos 20 e 30 que conta com vários modelos Ford pré-guerra.