O conceito de lugar do condutor pode vir a mudar radicalmente se este volante deslizante da Volvo for para a frente, ou seja, se chegar a ser produzido e aplicado aos seus novos modelos, embora a marca sueca ainda não tenha confirmado essa intenção.
Publicada recentemente, a patente descreve um “veículo que tem múltiplas posições de condução” graças a um volante e respetivo painel de instrumentos montados numa calha, permitindo que possam deslizar ao longo da cabine. A direção, por ser by-wire, continuaria a funcionar independentemente da posição em que se encontrasse.
Isso significa que o condutor pode sentar-se do lado esquerdo do carro, como na maioria dos países, ou do lado direito como na Austrália, Inglaterra, ou Japão. A posição de condução central seria outra alternativa com a instalação deste volante inovador, desde que se utilizasse um banco corrido à frente.
Quanto à questão dos pedais, a Volvo explicou que estes poderiam ser substituídos por almofadas sensíveis à pressão ou outro tipo de sensores a instalar em ambos os lados, sob o tablier do veículo, e que seriam ativados a partir da posição em que o volante se encontrasse: à esquerda, à direita, ou ao centro.