O Leon Cupra sempre se destacou pela sua performance e equipamento, sem esquecer o design e a excelente relação preço/qualidade. Tudo isto foi elevado para o patamar seguinte, num modelo que embora seja muito bem-sucedido, ficou ainda mais apetecível pela sua incrível experiência de condução associada à mais avançada tecnologia em segurança, conetividade e multimédia.
Disponível nas carroçarias de 5 portas, versão SC e a familiar ST, o novo Leon Cupra assenta num bloco 2.0 TSI capaz de debitar 300 cv, tornando-o no modelo de série mais potente alguma vez produzido pela Seat, cuja velocidade máxima é eletronicamente limitada aos 250 km/h independentemente da caixa de velocidades adotada, que tanto pode ser manual como automática, ambas com seis relações.
No interior, travão de estacionamento elétrico, o Sistema Keyless Entry, o carregador de telefones sem fios e o ecrã tátil de 8 polegadas com toda a atual tecnologia in-car surgem colocados na consola central. A iluminação ambiente também recorre à tecnologia LED, podendo ser escolhida uma de 8 cores e ajustada a intensidade de acordo a disposição.
Por dentro, o logo Cupra domina o volante forrado a pele com costuras em linha branca. Os painéis das portas são forrados a Alcantara com detalhes em fibra de carbono que são repetidos nos bancos desportivos.
Também estão disponíveis os estofos em Alcantara com pele perfurada e o logo Cupra marcado nos encostos de cabeça; e os bancos tipo baquet em Alcantara são também outra opção. Os pedais e o apoio do pé esquerdo são revestidos em alumínio.
A gama de cores exteriores foi alargada com a disponibilidade de duas novas tonalidades metalizadas, o Azul Mystery e Vermelho Desire.