Depois da Volkswagen perceber o potencial dos veículos elétricos chegou a vez da Daimler, que se prepara para investir 70 mil milhões de euros na “aceleração da transformação rumo à eletrificação e digitalização”. Uma ambição que se torna ainda mais impressionante, tendo em conta que essa avultada quantia se refere a apenas cinco anos, entre 2021 e 2025. Uma decisão que vai favorecer sobretudo a Mercedes, uma vez que 50% da Smart pertence ao dono da Geely e toda a produçãp passará a ser assegurada na China.
Embora o CEO da Daimler, Ola Källenius, afirme que “tudo isto vai transformar a empresa, incrementado o lucro”, a tomada de decisão do grupo alemão não foi pacífica do lado da comissão de trabalhadores da Daimler receosa pelo impacto que os novos tempos estão a ter na economia, uma vez que a pandemia tem fragilizado as finanças também dos construtores de automóveis. É que não é possível produzir vaículos elétricos sem investir em fábricas, plataformas e baterias.
Mesmo assim, a Daimler conseguiu viabilizar esta sua intenção com o responsável máximo a agradecer a todos “a confiança depositada na estratégia do conselho de supervisão que permite investir mais de 70 milhões de euros nas eletrificação e digitalização” dos seus veículos.