Calendário apertado para os 59 jurados, de 23 países, do Car Of The Year (COTY) 2020, já que até 25 de novembro vai ter sair uma "short list" de apenas 7 concorrentes, com base na lista dos 35 modelos agora divulgada. O vencedor é conhecido na já muito aguardada cerimónia que antecede a abertura do Salão de Genebra, a 2 de março de 2020. Recorde-se o espanto provocado pela edição de 2019, que teve um SUV elétrico de luxo como vencedor, o Jaguar I-Pace, após renhida disputa com um desportivo, o Alpine A110.
Colocando a lista por ordem alfabética, o lote de concorrentes abre com um repetente, o Audi e-tron.
Seguem-se os 4 candidatos da BMW, que vai a concurso com o Série 1, Z4, X6 e ainda o opulento X7, que pretende ser o novo paradigma dos grandes SUV.
A DS aposta no DS3 Crossback.
Já a Ferrari participa com o F8 Tributo.
A Ford tenta dar o salto com o Puma.
A Kia entra com o e-Soul.
A Mazda tem no novo 3 o seu concorrente, assim como o CX-30 também vai à luta.
Já a Mercedes-Benz tem um leque vastíssimo de possíveis candidatos a Carro do Ano, com o CLA, o EQC, o GLB e ainda o GLS.
A Nissan e o novo Juke são fortes concorrentes também.
Mas o Opel Corsa vai dar muito que falar.
Assim como o "irmão" francês o Peugeot 208.
Seja a gasolina ou elétrico, a Porsche não vai deixar os seus créditos desportivos por mãos alheias, com o Taycan e o 911 Carrera.
Também é normal que a Range Rover Evoque tempos antigos.
Já a Renault traz a sua armada francesa, com os campeões de vendas (em cada segmento) na linha da frente: Captur, Zoe e Clio são concorrência da pesada e prometem luta.
A Skoda continua a revitalizar a sua gama e tem a concurso as novidades Kamiq e Scala.
A marca SsangYong regressa com o seu Korando, um modelo nascido em 1982, mas que já vai na sua terceira geração.
Ainda em terrenos asiáticos, a Subaru tem no Forester o seu barão.
Numa altura em que os elétricos já não pedem licença para dar nas vistas, a Tesla e o seu Model 3 vão por certo criar muitas hesitações na hora de encurtar esta longa lista.
Quem também promete dores de cabeça no momento de optar é a Toyota, que leva a concurso o Camry, Corolla, Rav4 e o especial GR Supra.
Por fim, mas não em último, os dois Volkswagen na luta: o novo Golf (cuja 8ª geração tem sido sucessivamente adiada em termos de apresentação, mas agora está prometida para 24 de outubro) e o novo T-Cross.