Desde 2022 que os habitantes da freguesia de Agilde, em Celorico de Basto, se queixam do mau estado em que se encontram as estradas da região. Já foram apresentas queixas formais, mas as promessas de reparação ainda não foram cumpridas. Pedro Queirós, barbeiro de 33 anos, informou em assembleia que o mau estrado das estradas já tinha danificado alguns automóveis e que a segurança dos condutores estava em risco.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O problema era tema recorrente entre os moradores tanto pelo incómodo causado como pelos vários sustos e até acidentes rodoviários que os buracos já provocaram. Visto que de outra forma as entidades responsáveis não resolviam o problema, e sendo Celorico de Basto a capital das camélias da Europa, a ideia de as plantar nos buracos nasceu. Como conta Pedro, “já tinham sido feitos vários avisos com fotografias nas redes sociais dos buracos na estrada e até cheguei a identificar o presidente da câmara, mas não teve efeito nenhum.”. Com isto, depois de uma conversa no café entre vários moradores, Pedro e dois colegas decidiram sensibilizar a comunidade e plantaram camélias em cada um dos buracos.
No mesmo dia tiraram várias fotografias e fizeram a seguinte publicação na rede social Facebook: “Alguns cidadãos de Agilde deram a ideia de plantar camélias nos buracos. Como somos a capital das camélias da Europa, se fizermos isto em todos os buracos , talvez conseguiremos ser a capital das camélias do mundo”.