Em 2016, a Euro NCAP testou 18 novos carros de passageiros, sendo agora anunciados os destaques do ano. A três carros foi concedido o título de "O melhor da classe": o Prius da Toyota, na categoria do "Carro grande familiar"; o Hyundai Ioniq na categoria "Carro pequeno familiar"; com o VW Tiguan a vencer na classe do melhor 'Pequeno Off-Roader' de 2016.
Este ano foram introduzidas algumas alterações significativas no sistema de classificação do Euro NCAP. A inclusão de testes para Sistemas de Travagem Autónoma (STA) levou a um enorme aumento da presença desta tecnologia de segurança, principalmente como equipamento padrão, mas também como uma opção. O Toyota Prius, vencedor na categoria de "Carro grande familiar", foi o primeiro carro a ver testada a sua tecnologia STA. O pacote de segurança de série, 'Toyota Safety Sense', funcionou bem e conseguiu reconhecer e evitar ou mitigar possíveis acidentes com peões. Também o Seat Ateca registou excelentes resultados nestes testes.
Enquanto os resutados para "O melhor da classe" são baseados apenas nos equipamentos de segurança padrão, vários fabricantes de automóveis aproveitaram o novo sistema EuroNCAP 'dupla classificação' em 2016. Além de uma classificação em estrela indicando a segurança de um carro com apenas equipamento de segurança padrão, uma segunda avaliação indicava os benefícios do equipamento de segurança opcional. Em geral, o "pacote de segurança" opcional inclui Sistema Autónomos de Travagem, incluindo sistemas que detetam peões.
O secretário-geral da Euro NCAP, Michiel van Ratingen, afirmou que "algumas tecnologias são dispendiosas e reconhecemos que não é possível aos fabricantes inclui-las como equipamento padrão em toda a gama e, ao mesmo tempo, mantenham as variantes básicas acessíveis para o mercado-alvo. O esquema de classificação dual permite que as vendas sejam mais graduais, mantendo carros acessíveis, mas ao mesmo tempo dando aos consumidores a possibilidade de aproveitar essas tecnologias de segurança importantes. Ficamos muito satisfeitos por ver uma ampla aceitação dos Sistemas Autónomos de Travagem para peões em 2016, como padrão ou como opção".
A Mercedes-Benz E-Class teve um bom desempenho, mas foi o único carro testado na categoria "Carro Executivo", pelo que não pode ser premiado com "O melhor da classe". Num ano que sublinhou a influência da Euro NCAP, o Classe E um desempenho excepcional na protecção dos passageiros crianças. Com um sistema automático de desactivação do airbag do passageiro e excelentes resultados nos testes dinâmicos, tornou-se claro que a Daimler investiu muito numa área de avaliação recentemente tornada mais exigente pela Euro NCAP.