A Ferrari é sem dúvida o expoente máximo do desporto motorizado, apesar de nos dias de hoje os resultados na F1 não colaborarem. No inicio dos anos 2000 o seu domínio foi absoluto graças a monolugares competitivos e um ícone do automobilismo, Michael Shumacher. Entre 2000 e 2004 a marca italiana venceu o Campeonato Mundial de Construtores da Fórmula 1 cinco vezes consecutivas.
Este modelo em particular com o chassis 198 conta com várias vitórias em 2000, tendo por exemplo o GP do Brasil e o de Espanha. Nas 17 provas do campeonato de 2000 o modelo conseguiu ainda nove pole positions. Michael Schumacher já tinha provado o seu talento ao volante do monolugar da Benetton, mas foi na Ferrari que se tornou uma lenda e este chassis 198 foi o primeiro da marca italiana em que se sentou.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O modelo foi inovador para a altura, tanto em termos da aerodinâmica como de mecânica. Utiliza um bloco V10 de 3 litros naturalmente aspirado que produz mais de 800 cavalos que num carro de 600 quilos (já com piloto) provou ser bastante competitivo. Depois do curto legado na competição a Ferrari exibiu o carro em 2001 antes de o vender a Kevin Crowder, famoso colecionador de automóveis. Desde 2016 o modelo tem participado em vários Corse Clienti, “track days” dedicados exclusivamente a monolugares da marca italiana.
Entre 3 e 12 de abril este Fórmula 1 vai estar em leilão organizado pela RM Sotheby’s em Hong Kong e estima-se que pode alcançar os 9 milhões de euros. Relembramos que o último monolugar da Ferrari a ser vendido em leilão (F2003-GA de Schumacher) foi vendido por 13,8 milhões de euros.