Fábrica da Bentley celebra 75 anos

| Revista ACP

Até 1946, a Bentley era produzida em Derby, mas depois mudou-se para Crewe, de onde já saíram 200 mil viaturas de luxo britânico

75-years-at-Crewe---1---Bentley-MK-V-abertura-900

A Bentley Motors assinala os 75 anos de produção da icónica fábrica da marca em Crewe, Inglaterra. O lendário Mk V, o último carro a ser construído em Derby em maio de 1946, antes da era da unidade fabril de Crewe, está orgulhosamente em exposição junto à sede da marca em Pyms Lane, enquanto os modelos da geração atual da Bentley continuam a estabelecer níveis recordes de produção.

Durante este período de 75 anos, um total de 197.086 carros de luxo – o equivalente a 97 por cento de toda a produção da Bentley – foram fabricados artesanalmente em Crewe. Um marco extraordinário, uma vez que apenas 38.933 unidades foram construídas antes do atual portefólio de modelos, como o Continental GT e o Bentayga, que iniciaram a comercialização já neste século XXI. A Bentley produz atualmente 85 carros por dia; esta era a média mensal há duas décadas.

O Bentley Mark VI tornou-se no primeiro carro a ser construído inteiramente na fábrica da marca em Crewe e o primeiro a ser oferecido, de série, com uma carroçaria produzida em aço prensado. O motor de seis cilindros em linha de 4,3 litros usado no lançamento foi atualizado para uma unidade de 4,6 litros mais potente em 1951.

O Mark VI sinalizou o início de uma nova era na produção de carros Bentley e tornou-se num dos mais vendidos da história da marca. A fábrica de Crewe continua a ser o ponto fulcral da Bentley desde a chegada da empresa, em 1938. O que existe hoje são instalações líderes da indústria, totalmente neutras em carbono, sendo a primeira marca de carros de luxo a alcançar tal feito. A Bentley passará para a eletrificação completa – somente veículos híbridos plug-in ou totalmente elétricos até 2026, e então mudará toda a gama de modelos para veículos elétricos a bateria até 2030.

scroll up