Corria a ano de 1997 quando a britânica TVR pensou em construir um desportivo “capaz de quebrar todos os recordes de performance” mas em estrada. O desafio foi assumido por Peter Wheeler, engenheiro do fabricante, que depois de conduzir um dos protótipos quando uma noite regressava a casa, reconheceu estar ao volante de um carro demasiado “selvagem e poderoso”.
Uma fasquia que fez a TVR pensar duas vezes, acabando por cancelar os seus planos de produção. Devolveu aos clientes os depósitos que haviam feito na encomenda dos carros e descartou os protótipos que existiam como peças de reposição para desportivos de corrida. Sobreviveu um só concept que agora foi vendido em leilão por 700 mil euros.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Mas o que tinha este supercarro de tão assustador? O TVR Cerbera Speed 12 era um coupé construído sob uma carroçaria de configuração 2+2 equipado com um motor V12 de 7,7 litros para competição, que debitava 840 cv de potência. Com um peso de cerca de 1.000 quilos, fazia adivinhar vir a tornar-se no modelo que seria o mais rápido do seu tempo e um rival à altura de desportivos como o Jaguar XJ220 ou do McLaren F1. Este hiperdesportivo nunca chegou à linha de produção mas ficou este exemplar único para contar a história.