A Ferrari revelou o KC23, um one-off saído do departamento de projetos especiais da casa de Maranello que vai estrear-se no Goodwood Festival of Speed (13 a 16 de julho). Baseado no desportivo 488 GT3 Evo e com detalhes inspirados em outros modelos da marca, foi concebido para brilhar em pistas não competitivas por ter caraterísticas que impedem a homologação.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Dessa impossibilidade resulta a existência de painéis móveis controlados eletronicamente ao longo de cada flanco ou do um generoso spoiler traseiro que é removível. Também a cunha fina e baixa que forma o painel frontal divide-se em vários elementos aerodinâmicos, incluindo o enorme difusor na parte traseira do carro, que apresenta ainda rodas de bloqueio central de duas peças e, dependendo da posição da asa traseira/ventilação lateral, a aparência do carro tem a capacidade de mudar de visual.
O KC23 equipa um motor V-8 twin-turbo (herdado do 488 GT3) embora não tenha sido revelada a sua potência que se julga ser superior aos quase 600 cv de potência do seu “irmão” que lhe serviu de inspiração.
Já o interior do KC23, também retirado do 488 GT3, encontra-se totalmente dedicado ao desempenho em pista, embora tenha uma notável inclusão de saídas de ar condicionado para refrescar o condutor durante as voltas ao circuito. O habitáculo inclui ainda uma gaiola de proteção para segurança e uma série de três telas no lugar de um espelho retrovisor tradicional.
Como qualquer outro carro de Projetos Especiais, o KC23 foi adquirido por um cliente Ferrari mas não se sabe quanto pagou por ele. O carro vai fazer a sua uma aparição no Goodwood Festival of Speed antes de ser exibido no Museu da Ferrari em Maranello, entre 1 de agosto e 2 de outubro.