A medida foi uma das promessas eleitorais do presidente da câmara e entra em vigor no verão. Vai ser possível andar na Carris, Carris Metropolitana, Metro de Lisboa, CP e Fertagus dentro do concelho de Lisboa. Para beneficiar da medida basta ter residência em Lisboa e ter o cartão Navegante Municipal. Desde novembro estão em funcionamento as máquinas de self-service para tirar o cartão Navegante que fazem a emissão do cartão personalizado no momento, basta ter o cartão de cidadão e um cartão bancário.
As viagens para fora do concelho não estão abrangidas, a Câmara de Lisboa não vai comparticipar a diferença do Navegante Municipal para o Navegante Metropolitano, pelo que quem utilizar os transportes públicos em toda a área metropolitana vai continuar a pagar 30 €/mês no caso dos jovens estudantes ou 20 €/mês no caso de maiores de 65 anos.
A medida vai custar 14,9 milhões de euros por ano até 2025. Até agora, apenas as crianças até aos 12 anos podiam viajar sem pagar nos transportes públicos.