Outrora a Mercedes-Benz foi um exemplo de colaboração entre os gigantes da indústria automóvel europeia e as emergentes marcas chinesas. Agora está, cada vez mais, a cortar os laços com os construtores daquele país.
A prova-lo está o facto de a BYD ter assumido o controlo total da Denza, a marca de luxo fruto de uma joint-venture celebrada em 2011 com a Mercedes-Benz.
Aquando da sua criação a Denza era detida em 50/50 pela Mercedes-Benz e pela BYD. Entretanto, em 2021, as fracas vendas levaram a Mercedes-Benz a reduzir a sua participação na Denza para apenas 10%, valor esse que agora foi adquirido pela BYD.
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O mais curioso é que esta operação surge precisamente numa altura em que a Denza atravessa a melhor fase da sua história.
Em 2023 não só viu o monovolume D9 tornar-se no modelo mais vendido daquele segmento na China como alcançou a marca das 127 840 unidades vendidas naquele país. Como termo de comparação, em 2022 vendeu apenas 9978 automóveis.