O construtor japonês renovou o seu Mazda3 com reforço tecnológico na funcionalidade, na segurança e no comportamento dinâmico.
Mas os elementos visuais deste modelo também sofreram alterações nomeadamente a nova grelha dianteira, acompanhada de novos faróis que podem ser equipados com luzes LED. As alterações introduzidas no Mazda 3 também passam pelos retrovisores, jantes e paleta de cores. No interior, foram instalados novos elementos decorativos e o habitáculo fica mais espaçoso com a substituição do travão de mão tradicional por um travão elétrico. O painel de instrumentos digital é agora a cores.
A segurança passiva é melhorada com a introdução de câmaras com sensores no pára-choques dianteiro, travão automático de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito e faróis adaptativos. O travão de emergência também trabalha em conjunto com o novo sistema de deteção de pedestres, e pode funcionar em velocidades até 160 km/h.
O chassis estreia o sistema GVC, uma forma de controlo de tração que distribui o binário entre cada roda de modo a garantir uma maior precisão da direção, mais estabilidade e conforto. Foram também montadas novas peças para reduzir os ruídos e vibrações. A gama de motores permanece inalteradas, mas as versões Diesel tem melhor resposta do turbo. O 1.5 a gasolina de 100 cv e o 1.5 SkyActiv-D de 105 cv permanecem as melhores alternativas para o mercado nacional.