As autoridades detetaram mais de seis mil condutores em excesso de velocidade só no 1º dia de funcionamento dos 37 novos radares, que em conjunto com os 61 já existentes, são geridos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
Tomando os 60 euros de valor mínimo de multa por excesso de velocidade, o Estado irá encaixar pelo menos 36o mil euros só no dia 1 de setembro, data em que se estrearam os novos equipamentos.
Até agora, existiam 61 Locais de Controlo de Velocidade, integrados no Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (rede Sincro) mas prevê-se a duplicação deste número para 123. A juntar aos 37 que entraram agora em funcionamento — dos quais 12 medem a velocidade média — mais 25 estarão operacionais em breve. O que pensam os condutores destes novos agentes nas estradas para ver nesta edição.
Trotinetes e bicicletas
Também os conflitos entre peões e automobilistas com trotinetes e bicicletas têm vindo a aumentar, em linha com o número de infrações rodoviárias.
Esta semana estivemos ao volante do Toyota Prius, a nova geração do modelo que traz uma surpresa sustentável no tejadilho. Já se ouvem os motores na serra do Caramulo, onde arranca hoje mais uma edição do Caramulo Motorfestival.