Muitos automobilistas nem se apercebem da sua existência, outros compreendem, mas há quem não tenha dúvidas em qualificar a estratégia de implementação de radares de velocidade como uma verdadeira "caça à multa!". E foi por isso com números impressionantes que os 37 novos equipamentos de fiscalização de velocidade se estrearam nas estradas portuguesas, a 1 de setembro. As autoridades detetaram mais de seis mil condutores em excesso de velocidade só no 1º dia de funcionamento.
Tomando os 60 euros de valor mínimo de multa por excesso de velocidade, o Estado irá encaixar pelo menos 360 mil euros só no 1º dia. O Ministro da Administração Interna já anunciou que parte das verbas arrecadadas com os novos radares vai servir para combater os "pontos negros" das estradas portuguesas.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Até agora, existiam 61 Locais de Controlo de Velocidade, integrados no Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (rede Sincro) mas prevê-se a duplicação deste número para 123. A juntar aos 37 que entraram agora em funcionamento — dos quais 12 medem a velocidade média — mais 25 estarão operacionais em breve. O que pensam os condutores destes novos agentes nas estradas para ver nesta edição.