Depois de vencer em 2017 com o 3008, a Peugeot volta a ganhar o cobiçado troféu, agora com a última geração do 508, um modelo que já tinha triunfado neste concurso em 2012, muitos anos depois do Peugeot 405 ter ganho o concurso em 1989.
Para além desta ambicionada distinção, o Peugeot 508 vence ainda a categoria reservada aos automóveis executivos. O modelo francês, que esteve a concurso com a motorização diesel de 2,0 litros e 160 cv, venceu entre os 23 candidatos a Carro do Ano em Portugal.
A edição deste ano teve a concurso seis classes distintas. Na mais concorrida, destinada aos SUV compactos, a vitória coube ao DS 7 Crossback, enquanto entre os grande SUV foi o Volkswagen Touareg a vencer.
Nos citadinos o eleito foi o Audi A1 e entre os familiares a escolha recaiu no Kia Ceed SW. Na classe reservada a automóveis ecológicos a preferência do júri, formado por 19 jornalistas especializados, recaiu no Hyundai Kauai elétrico.
A distinção na categoria Tecnologia e Inovação foi para a Volvo que conquistou o júri com o sistema "Oncoming Lane Mitigation by Braking. A personalidade do ano portuguesa na indústria automóvel é Artur Martins, Vice-Presidente de Marketing da Kia Motors Europa.