Depois de um ano de recordes, a pandemia da Covid-19 pulverizou os números e o excelente registo de produção de veículos em Portugal.
Em março, totalizando a produção de ligeiros de passageiros, comerciais e pesados, as unidades sediadas no País ficaram-se pelos 17.096 veículos, uma quebra de 46,1%. O setor dos comerciais ligeiros foi o menos afetado, com 39,3%, ao passo que o setor dos pesados foi o mais castigado, com 61,1%. Nos ligeiros de passaggeiros a quebra foi de 47,1%.
Se contabilizarmos o 1º trimestre, a quebra atenua-se para os 18,3%.
A informação estatística relativa aos três meses de 2020 confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 98,1% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa.
A Europa continuou a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 97,5 por cento – com a Alemanha (19,4%), França (16,9%), Itália (15,7%), Espanha (11,2%) e Reino Unido (9,8%) no topo do ranking.