Reunidas em Portugal, estiveram 16 equipas no concurso para a melhor equipa de assistência em viagem, no Road Patrol Training For Excellence. Por ser anfitrião, o ACP não foi classificado.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Este evento visa aumentar o padrão geral dos serviços de assistência rodoviária oferecidos pelas equipas de patrulha rodoviária participantes e alcançar um nível universalmente elevado para a qualidade dos serviços oferecidos pelos automóvel-clubes membros da FIA e pelos membros do Grupo ARC Europe em toda a Europa.
Para o presidente do Automóvel Club de Portugal, Carlos Barbosa, “estes encontros são fundamentais pois a primeira pessoa que os sócios veem quando estão com dificuldades são efetivamente os nossos mecânicos que estão na estrada. São a face mais visível dos clubes e esta troca de experiências entre os clubes de toda a Europa é muito importante pelas aprendizagens que proporciona”.
A avaliação esteve centrada em critérios como “Abordagem segura à avaria”, “Assistência ao cliente”; “Pré-verificações e confirmação de falhas”; “Processo lógico para diagnosticar a falha”; “Tempo gasto na reparação”; “Utilização dos conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas”; “Trabalho de equipa”; “Competências técnicas” e, finalmente, “Sucesso da reparação”.
Segundo Ilaria Caputo, CEO do ARC Europe, “estes encontros são imprescindíveis para nós pois é a partir deles que medimos o nível médio da qualidade da prestação da assistência em viagem que fornecemos aos nossos clientes e de que forma podemos melhorar”. Para esta gestora, que lidera uma rede que presta assistência a mais de 46 milhões de veículos, “vivemos tempos muito desafiantes, não só instabilidade causada pela guerra, mas também a transição para a mobilidade elétrica e toda a nova tecnologia de conectividade que está a ser desenvolvida. O importante é termos a maior capacidade de resposta a estes desafios”.
Da parte da Federação Internacional do Automóvel (FIA), a satisfação com esta edição era visível: “o ACP esteve impecável na organização deste importante evento e os vários clubes participantes estão muito satisfeitos. O tema da eletrificação tem estando cada vez mais na ordem do dia e foi extremamente útil esta troca de saberes”, afirmou o presidente da Região I, Thomas Møller Thomsen.
Os participantes do Road Patrol Training For Excellence beneficiaram do acesso a vários modelos de diferentes marcas sob contrato com o ARC Europe Group e aprenderam sobre causas de avarias comuns, informação específica sobre reparações de cada modelo e as novas tecnologias presentes em cada uma das marcas. Uma atenção especial foi dada aos veículos eletrificados, uma nova realidade que tem marcado o dia-a-dia das equipas que prestam assistência em viagem.