Se há muito que a ponte não existe, ficou o nome que batiza aquela cidade do Alto Alentejo, onde se iniciou mais um Roteiro ACP até Alcácer do Sal. Com vários monumentos de interesse histórico, Ponte de Sor remonta a tempos muito antigos, sendo possível que essa primeira ponte da qual já não restam quaisquer vestígios tenha integrado uma das vias romanas que ligavam Mérida (Emerita Augusta), capital da província da Lusitânia, a Lisboa (Olissipo).
Um périplo pela cidade marca encontro com as suas igrejas Matriz (séc. XVII) e da Misericórdia, a Capelinha dos Paços do Calvário, as Capelas de São Pedro e Santo António (séc. XVII), de São Sebastião ou do Senhor das Almas, e a atual Ponte sobre a ribeira de Sor, construída durante o reinado de D. João VI, bem como o edifício dos Paços do Concelho, ou a Fonte da Vila.
De regresso à estrada e pela Nacional 2, o passeio leva-nos a Montargil e à sua barragem, um imenso espelho de água que acrescenta beleza à paisagem da região, mas também lugar para a prática de diversas atividades aquáticas. Mais adiante, oportunidade para conhecer ou revisitar o Fluviário de Mora dedicado aos ecossistemas de água doce, mostrando a sua diversidade.
A viagem continua ainda por esta que é uma das mais belas estradas de Portugal até Montemor-o-Novo e ao seu castelo que erguido sobre o outeiro mais alto da região, abrigava originalmente nos seus muros a povoação que se expandiu pela encosta a Norte. Documentos históricos confirmam que neste castelo Vasco da Gama ultimou os planos para a sua viagem à India.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O momento de avistar as margens do Sado indica que este Roteiro ACP está a chegar ao fim não sem antes chegar a Alcácer do Sal, cidade de grande beleza alentejana com as suas vielas e escadinhas que conduzem até ao castelo de onde se obtém uma das mais bonitas vistas panorâmicas sobre a região.