Nesta edição da Revista ACP abordamos o carregamento dos elétricos e híbridos Plug-in, apesar de todos serem eletrificados existem muitas diferenças na forma de os carregar. Se os 100% elétricos podem carregar praticamente em todos os postos, o mesmo não acontece com os híbridos plug-in sendo que o exemplo mais flagrante é o dos carregadores ultra-rápidos. Normalmente presentes nas autoestradas, permitem carregar a 350 quilowatts, mas apenas servem veículos elétricos topo de gama, conseguindo carregar 80% da bateria em menos de 30 minutos, o equivalente a cerca de 300 km de autonomia, consoante o modelo.
Nas cidades, o panorama é idêntico, os postos ultra-rápidos servem apenas os elétricos, sendo que os operadores taxam o tempo de permanência para evitar que os postos sejam usados como lugar de estacionamento, ou seja, carregar nas cidades fica mais caro.
As viaturas operacionais da GNR receberam novas cores refletoras de alta visibilidade. Um novo visual que visa, não só salvaguardar a segurança de terceiros, bem como a dos militares da GNR. Assim, as viaturas da unidade nacional de trânsito serão revestidas com pormenores de laranja e amarelo, enquanto, as de patrulhamento territorial têm o amarelo e verde como cores principais e um reforço de cor na parte traseira, que permite maior visibilidade à distância de dia ou de noite.
Estivemos ao volante do novo Mini Cooper SE, a aposta da marca no segmento dos citadinos agora com o modelo icónico totalmente elétrico. Tem 184 cavalos e cerca de 200 km de autonomia, um modelo que reúne performance, e estilo e.
A revista ACP foi ainda conhecer uma garagem exclusiva de modelos suecos. Ao todo são 300 automóveis espalhados por vários espaços. Mais ou menos restaurados, todos estão em condições de circular na rua e existem ainda exemplares que merecem destaque como a carrinha Volvo P1800 a lembrar o modelo que ficou famoso na série televisiva “O Santo” protagonizada por Roger Moore na década de 60.